terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Mercado trabalha com hipótese de condenação de Lula

Placar do julgamento de Lula nesta quarta-feira é o que preocupa o investidor

Investidores têm certeza de que Lula será condenado, mas basta saber o placar do julgamento

Former Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva attends a news conference after being convicted on corruption charges, in Sao Paulo
São Paulo – O julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que deve ocorrer amanhã, em Porto Alegre, será decisivo para indicar o caminho que os investidores irão tomar. Especialistas ouvidos pelo site Exame afirmam que o mercado trabalha com a hipótese que Lula será condenado.
“Todos os preços que foram formados até agora refletem esta percepção”, afirma Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Investimentos.
Silveira afirma que a certeza de que Lula será condenado é tamanha que se não fosse os problemas relacionados ao cenário político,  como o atraso no andamento da reforma da Previdência, o Ibovespa estaria no patamar dos 90 mil pontos.
” Se não fossem os ruídos políticos, o Ibovespa estaria nos 90 mil pontos. A Ibovespa acompanharia a alta das bolsas lá fora”, acrescenta. No ano, o principal índice da Bolsa acumula ganhos de mais de 5%.
Placar do julgamento
Já Fernando Bergallo, diretor de Câmbio da FB Capital, ressalta que apesar do mercado estar confiante de que Lula será condenado, o mais importante será o placar do julgamento.
O cenário mais favorável ao investidor é o que os três desembargadores votem pela condenação. Isso porque a decisão unânime não abre espaço para que a defesa do ex-presidente Lula protocole a sua candidatura nas  eleições em outubro.
No placar de 3×0, Bergallo estima que a Bolsa deve renovar a máxima, ultrapassando os 81 mil pontos. Já o dólar deve cair, podendo alcançar os 3,15 reais.
“Apesar de ser o melhor cenário. É pouco provável que o cenário de 3×0 aconteça. Pelo histórico do colegiado, a decisão nunca é unânime.”
2 x 1: espaço para especulação
O placar de 2 votos favoráveis à condenação contra um trará instabilidade ao mercado. Este resultado possibilita que o ex-presidente recorra à Justiça para concorrer às eleições.
“No 2×1, apesar da condenação há espaço para recursos jurídicos, causando incertezas e gerando especulação”, diz Bergallo.
Além disso, o especialista acredita que neste cenário, Lula ainda pode ganhar ainda mais força política.
Absolvição
Já no cenário em que Lula é absolvido seria o pior para o mercado financeiro, segundo os especialistas. Isso porque o presidente Lula ganharia força política e ficaria em condições favoráveis a ganhar a eleição presidencial.
“Este cenário é de catástrofe. A Bolsa afundaria e o dólar ultrapassaria a barreira dos 3,30 reais”, completa Bergallo. Já Silveira destaca que a maioria dos investidores não está trabalhando com esta possibilidade e se acontecer estariam desprotegidos.
Exame - Por Karla Mamona

Nenhum comentário:

Postar um comentário