quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Medida preventiva contra febre amarela

Morte de macaco faz Zoológico de São Paulo e Jardim Botânico fecharem

(Foto: reprodução)
O Zoológico de São Paulo, o Zoo Safári e o Jardim Botânico foram fechados temporariamente a partir desta terça-feira (23) após a confirmação de que um macaco bugio morreu de febre amarela na região. As atrações estão localizadas na zona sul da capital paulista.
A medida, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, é preventiva – e foi tomada depois que a morte do animal em decorrência da doença foi confirmada na segunda-feira (22).
Ainda segundo a pasta, quatro novos distritos da zona sul de São Paulo foram incluídos na campanha de vacinação que se inicia nesta quinta-feira, 25. São eles: Jabaquara, Cidade Ademar, Cursino e Sacomã. Com a ampliação da população-alvo da campanha, mais de 9 milhões de pessoas deverão ser vacinadas no Estado de São Paulo.
Vacina fracionada
O Ministério da Saúde anunciou campanha de vacinação contra a febre amarela para os meses de fevereiro e março. Na ação, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia receberão doses fracionadas da vacina. Nos demais estados, onde já existe recomendação de imunização contra a febre amarela, a vacina é ofertada na dose-padrão, de acordo com a rotina de imunização dos postos e outras unidades de saúde.
São Paulo e Rio de Janeiro adiantaram o início da campanha para a próxima semana. A campanha foi convocada para evitar que o surto de casos recentes em algumas regiões se alastre. De julho de 2017 a 14 de janeiro deste ano, o país registrou 35 casos da doença.
A orientação endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotada pelo Ministério da Saúde é a de que uma dose da vacina é o suficiente para imunizar a pessoa por toda a vida.
Correio 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário