segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Estudo

Ainda em fase de testes, novo exame de sangue identifica oito diferentes tipos de câncer

Um novo tipo de exame de sangue promete encontrar oito diferentes tipos de câncer. Ainda em fase de testes, a ideia é diagnosticar a doença antes que ela se espalhe para outras partes do corpo.
O estudo, liderado por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, no estado de Maryland, nos Estados Unidos, envolveu cerca de mil pacientes que já haviam sido diagnosticados com tipos diversos de cânceres, resultando em uma taxa de 70% de precisão.
Os cânceres foram detectados nos pulmão, ovários, estômago, pâncreas, fígado, esôfago, mama e cólon ou reto.
Apesar de na maioria dos casos, o exame ter sido capaz de delimitar onde o câncer estava anatomicamente localizado, uma série de pesquisas adicionais ainda é necessária para a liberação do exame.
“Isso parece promissor, mas com várias ressalvas, e uma quantidade significativa de pesquisa adicional é necessária. A sensibilidade do teste no câncer de estágio I é bastante baixa, cerca de 40%, e mesmo nos estágios I e II combinados parece ser em torno de 60%. Portanto, o exame ainda vai deixar escapar uma grande proporção de cânceres no estágio em que nós queremos diagnosticá-los”, comentou Mangesh Thorat, especialista da Universidade Queen Mary, em Londres, ao jornal britânico The Guardian.
O teste é feito de forma não invasiva e é baseado na análise combinatória de mutações de DNA em 16 genes de câncer, além dos níveis de 10 biomarcadores de proteínas circulantes.
Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário