terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Conselho da União Europeia

Bulgária assume nesta segunda-feira, pela primeira vez, presidência da União Europeia

A Bulgária assume nesta segunda-feira (dia 1º), pela primeira vez na história, a presidência semestral do Conselho da União Europeia (UE), que estará focado nas negociações do Brexit, a saída do Reino Unido do bloco, e nas consequências da crise migratória para os países-membros da aliança.
Com o lema “A unidade faz a força”, o país mais pobre da UE, com 7,1 milhões de habitantes, terá pela frente muitos desafios e propôs uma agenda ambiciosa de trabalho até o final de junho.
Formado partido populista conservador Cidadãos pelo Desenvolvimento Europeu da Bulgária (Gerb) e pelos ultranacionalistas da Frente Patriótica, o governo búlgaro quer contribuir para um bloco mais forte, estável e solidário.
Entre as cerca de 300 reuniões que serão organizadas nesses seis meses da presidência búlgara no bloco, o destaque é a cúpula especial marcada para maio entre os líderes da UE e dos seis países dos Bálcãs que continuam fora de parte das estruturas comunitárias.
Há também a expectativa pelo início da fase decisiva das negociações sobre a saída do Reino Unido da UE, que a Bulgária quer coordenar de forma “neutra”.
Considerado como o país mais corrupto da UE, a Bulgária também quer aproveitar a presidência para melhorar sua imagem no bloco.
O objetivo do governo é entrar no Acordo de Schengen, de livre circulação de pessoas, superando o fato de o país ter uma fronteira comum com a Turquia de 260 quilômetros.
Centenas de milhares de refugiados chegaram à Turquia entre 2015 e 2016, procedentes de zonas de conflito no Oriente Médio e da África, o que torna o país especial na questão do combate à imigração.
Como gerir as consequências da chegada de imigrantes, não desejada e rejeitada por alguns países europeus, será outra das grandes prioridades da presidência da Bulgária neste semestre.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário