quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Baixo nível de açude preocupa moradores

Açude Cachoeira dos Cegos, localizado em Catingueira, na Paraíba, tem apenas 9% de capacidade hídrica

O baixo nível de água do Açude Cachoeira dos Cegos, conhecido popularmente por (açude do cego) localizado em Catingueira-PB, começa a preocupar os moradores da cidade. A reportagem do patosonline.com, esteve no manancial nesta manhã (10), para averiguar a real situação do açude.
Segundo Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), o manancial tem apenas 9,8%, ou seja, um volume de 7 milhões m³ d'água. O último monitoramento da AESA é do dia (28/12). O açude tem capacidade hídrica para armazenar quase 72 milhões m³.
Segundo o agricultor, Manoel Alves de Morais (Manu), que mora vizinho ao Açude do Cego e, que trabalhou na fundação do manancial, disse que a situação é preocupante. “A situação tá ruim, pois água do açude está muito baixa, se não chover, vai ficar complicado até para pegar água de beber”, contou Manu.
Ele ainda relatou, que nos últimos quatro meses as comportas do açude foram abertas duas vezes, fazendo com que, o manancial baixasse mais de metro d'água nesse período, entretanto, e felizmente agora estão fechadas.
O manancial abastece à cidade de Catingueira via adutora da Cagepa, e inúmeras comunidades rurais, pelos carros-pipa. O fornecimento é garantido e monitorado no local, pelo pessoal do Exército Brasileiro, e beneficiam as comunidades dos municípios: Catingueira, Emas, Igaracy, Patos, Quixaba, São José do Bonfim, São José de Espinharas, São Mamede, Várzea, Santa Luzia e Junco do Seridó. São retirados do Açude do Cego, quase 80 carros-pipa por dia. Uma situação complicada, pois tem cidade que fica a mais de 100 km de distância do manancial.  
Vamos torcer e rezar que às chuvas voltem para encher os mananciais do Sertão paraibano. Permaneceremos acompanhando à situação desse importante manancial da Paraíba.
Veja o vídeo: 
 
 Patosonline - Jordan Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário