quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Obra de 200 anos é cuidadosamente restaurada

Restauração recupera cor original de pintura de 200 anos que estava amarelada


Qualquer passeio por um museu de arte clássica vai revelar várias telas escuras e amareladas. Enquanto alguns podem pensar que este era o estilo preferido por pintores de alguns séculos atrás, é preciso lembrar que a tinta e verniz sofrem com a ação do tempo, e que a pintura vai ficando de uma cor diferente da original. Por isso, é necessário que as obras mais danificadas sejam restauradas por uma equipe capacitada.
Philip Mould, um apresentador de um programa de TV sobre arte do Reino Unido, registrou esse processo em que o verniz de uma obra de 200 anos é cuidadosamente removido para revelar as cores delicadas que estavam escondidas na camada de baixo.
As obras de arte são cobertas com verniz pelo mesmo motivo que os móveis: para haver uma camada protetora que isola o objeto da poeira, luz do sol, umidade e contato com as mãos humanas. O problema é que esse verniz vai ficando danificado através dos anos.
Para restaurar a obra, o profissional dissolve o verniz antigo e aplica uma nova camada. Os restauradores precisam de muita técnica e talento para não remover a tinta junto com o verniz antigo. 
Confira:
[Sploid] - Por: Juliana Blume

Nenhum comentário:

Postar um comentário