sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Dia da Prematuridade

João Pessoa: Método Canguru auxilia bebês prematuros a se desenvolverem 

Rita de Cássia, mãe de Gabriel, que nasceu prematuro - (Foto: Albemar Santos/MaisPB)
No dia 17 de novembro, o mundo celebra o dia da prematuridade, que é quando o bebê nasce antes das 37 semanas de gestação. Na maternidade Cândida Vargas, em João Pessoa, somente no ano passado, cerca de mil bebês nasceram prematuros.
Na data que lembra o tema, a maternidade Cândida Vargas reuniu mães e trouxe informações e alertas sobre as crianças prematuras. Entre os cuidados, o Método Canguru é uma das técnicas que tem sido divulgada nacionalmente.
O método consiste em um tratamento humanizado para a criança, promovendo o toque e o carinho entre os pais e o filho. Ele é feito por etapas que vão desde o pré-natal até a alta hospitalar da criança.
A coordenadora do Método Canguru, Euda Andara, alerta que mulheres com problemas de saúde são mais propensas a ter um parto prematuro, mas o pré-natal pode evitar que isso aconteça.
“Um pré-natal bem feito pode evitar muitas doenças. Aquela mãe pode ter infecção urinária, diabete, doença hipertensiva, e isso faz com que o bebê venha antes do tempo”, explicou.
O caso de Rita
Rita de Cássia é mãe de Gabriel e teve seu parto prematuro. Ela tinha pressão alta, mas não sabia. O diagnóstico veio em um exame de rotina, que apontou a urgência em fazer o parto de seu filho, que nasceu com 800 gramas. Apesar da luta que travou já nos primeiros dias de vida, Gabriel hoje é um menino saudável. “O projeto é essencial para as crianças prematuras”, disse.
‘Família Canguru’
O acompanhamento de uma criança prematura leva no mínimo dois anos. Nesse tempo, a criança é assistida por diversos especialistas, que pertencem à ‘família canguru’. Médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, assistente social, nutricionistas, enfermeiros participam desse processo.
Confira a entrevista:
MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário