domingo, 5 de novembro de 2017

Boato para atrair clique de curiosos

Blog Folha do Poder: Tiririca fez ‘revelação chocante’ sobre eleições de 2018?

Blog que costuma publicar boatos partiu da informação de que o deputado não vai tentar a reeleição para inventar uma 'análise política' e atribuí-la a ele

Notícia falsa sobre declaração de Tiririca (PR-SP)
Em seu segundo mandato na Câmara, o deputado federal Tiririca (PR-SP) costuma ser alvo de notícias falsas que atribuem a ele, dono do bordão “pior do que está, não fica”, reflexões profundas e críticas sobre a política no Brasil. Desde ontem, sites especializados em lorotas online criaram um novo boato sobre o palhaço deputado: “Tiririca faz revelação chocante sobre as eleições 2018”.
Publicado inicialmente pelo blog Folha do Poder e replicado por outros, tão sem credibilidade quanto, a “reportagem” afirma que Tiririca produziu um texto com “uma das mais profundas análises sobre a política brasileira jamais feita por nenhum outro deputado com doutorados e mestrados”. Leia abaixo a “revelação chocante” – que o deputado não fez: 
Desisto! Este lugar não é para mim. 513 deputados eleitos pra representar o povo [sic.] mas só representam os interesses de seus protegidos. Meu povo está sofrendo [sic.] pensando se vão [sic.] ter dinheiro pra fazer compra no final do mês e estes caras só pensando se vão se reeleger para um próximo mandato.
É gente que não tem talento pra fazer outra coisa na vida. Gente que se perder o mandato não consegue emprego em nenhuma empresa séria. Graças a Deus [sic.] eu tenho o dom da palhaçaria. Graças a Deus [sic.] tenho saúde e força para trabalhar fora da arte também. Não me envergonharia de trabalhar como pedreiro ou pintor novamente. Me [sic.] envergonharia de ter que trocar favor ou pedir dinheiro pra salvar mandato de bandido.
O sistema ta [sic.] viciado. Tem gente em Brasília que está há mais de 20 anos emendando um mandato no outro. Ficando milionário com o empobrecimento do povo. Não quero mais concorrer a nenhum cargo político. Não quero ficar perto de deputado que faz dancinha pra comemorar a impunidade. Quero ficar perto de minha família e de Deus. Durante 8 anos não faltei nenhum dia as [sic.] sessões aqui em Brasília. Deixei de abraçar meus filhos no dia do aniversário para estar aqui trabalhando sério, enquanto isso via deputado faltar a semana inteira e ficar postando frase de efeito no facebook.
Chega! Para mim não dá mais. Vou orar para que o Brasil encontre um presidente que bote moral nos deputados. Chega de presidente que passa a mão na cabeça de gente interesseira e sem compromisso com o Brasil.
Embora seu slogan seja “informação e credibilidade”, nota-se logo de cara porque o Folha do Poder não merece crédito algum. O blog tenta enganar os mais distraídos copiando a logomarca do jornal Folha de S. Paulo e até as três estrelas (vermelha, azul e preta) sob o nome da publicação. Do mesmo modo, a notícia falsa sobre Tiririca parte de uma notícia verdadeira, veiculada no site do jornal.
No último dia 25 de outubro, a Folha publicou que o deputado federal está “totalmente” decepcionado com a política e não vai se candidatar a um terceiro mandato em 2018. “Precisava do segundo mandato para mostrar que não foi só voto de protesto”, explicou o parlamentar, que pretende se dedicar integralmente à carreira de ator. Ele também afirmou que a “mecânica” do Congresso “é complicada” para levar projetos à frente, mas que “isso aqui é coisa séria, apesar de ter uns que fazem palhaçada”.
Segundo a assessoria de imprensa de Tiririca, no entanto, ele não escreveu nenhum texto sobre o assunto. Não houvesse o desmentido oficial, a falsidade da notícia poderia ser atestada porque não há, além da “reportagem” do blog de notícias falsas, qualquer registro do tal texto atribuído ao parlamentar. Ele não o divulgou em seus perfis nas redes sociais, nos quais publica, sobretudo, piadas, e nenhum veículo de imprensa confiável noticiou as declarações, como certamente ocorreria se elas tivessem, de fato, partido do deputado.
A história sobre a “revelação chocante” de Tiririca é, portanto, mais um boato criado por sites especializados em publicar notícias falsas para atrair cliques de curiosos e anúncios publicitários baseados em índices de audiência.
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário