domingo, 29 de outubro de 2017

Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável da Paraíba

Banco Mundial financia projeto de apoio a agricultores familiares na Paraíba

A operação ajudará a melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso da população rural aos mercados

“Esse projeto representa o próximo passo na agenda de inclusão produtiva”, explicou Martin Raiser, diretor do Banco Mundial para o Brasil - (Foto: Reprodução)

Mais de 44 mil agricultores familiares em áreas rurais se beneficiarão de um empréstimo de 50 milhões de dólares aprovado na sexta-feira (20) pelo Banco Mundial para o projeto Desenvolvimento Rural Sustentável da Paraíba. 
A operação ajudará a melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso da população rural aos mercados.
Com 70% de seu território no “polígono da seca” — região caracterizada por solos pobres, o que é agravado pela escassez e irregularidade de chuva — o estado deve ter sua segurança hídrica ainda mais afetada pelas mudanças climáticas.
“Esse projeto representa o próximo passo na agenda de inclusão produtiva”, explicou Martin Raiser, diretor do Banco Mundial para o Brasil. “Nosso financiamento vai apoiar atividades para melhorar diretamente o acesso à água, além de gerar resiliência ao fortalecer o vínculo entre agricultores e mercados, possibilitando rendimentos mais elevados”.
Buscando apoiar melhorias institucionais, o programa pretende criar um sistema estadual de gestão da água e do saneamento rural. Além disso, está previsto o treinamento de associações comunitárias, alianças produtivas e conselhos municipais, para fortalecer suas habilidades organizacionais e gerenciais, e promover a adoção de novas tecnologias agrícolas inteligentes em relação ao clima.
Para o governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho, o projeto é um esforço do estado paraibano em viabilizar financiamentos para trazer dignidade e qualidade de vida às populações no semiárido. “O projeto realizará as medidas necessárias para reduzir vulnerabilidades e aumentar a resiliência das famílias rurais, comunidades e sistemas produtivos agrícolas”, disse Coutinho.
Apesar das mudanças climáticas afetarem todos os produtores agrícolas paraibanos, o impacto sobre os meios de subsistência dos pequenos agricultores e agricultores familiares é maior, já que eles têm menos condições de proteção contra períodos adversos e dispõem de menos recursos para se adaptar.
O empréstimo de parcela única do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para o Estado da Paraíba é garantido pela República Federativa do Brasil e tem prazo de validade de 18 anos, com um período de carência de 5 anos e meio.
ClickPB - Por ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário