sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Iminência da Comarca de Água Branca ser desinstalada

PREFEITOS DE ÁGUA BRANCA, JURU E TAVARES NÃO COMPARECEM A ENCONTRO PARA DISCUSSÃO DE DESINSTALAÇÃO DE COMARCA

Com a finalidade de discutir a possível desinstalação de Comarcas no Estado, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba - TJPB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, recebeu na última segunda-feira (16) prefeitos de várias regiões, que falaram das peculiaridades de suas Comarcas e, na oportunidade, sugeriram que outras alternativas fossem estudadas para que as mesmas não sejam desinstaladas.   
De acordo com informações de um líder político da região - que esteve presente e por razões óbvias pede para não ser identificado -, apesar da iminência de desinstalação da Comarca de Água Branca, no Sertão da Paraíba, os prefeitos Éverton Firmino (Água Branca), Luis Galvão (Juru) e Aldo Lustosa (Imaculada) deixaram de comparecer ao evento, de cujo debate também participou o senador Cássio Cunha Lima.
O senador paraibano, que intermediou o encontro, ressaltou a importância de cada prefeito apresentar um relatório circunstanciado de suas respectivas Comarcas, trazendo aspectos físicos e históricos. “Foi um encontro positivo, porque o presidente do Tribunal se mostrou aberto ao diálogo. Deixou claro que não decidirá acerca da desinstalação sozinho. A decisão final será do Tribunal Pleno”, comentou.
Após ouvir as ponderações dos prefeitos e do senador, o desembargador Joás de Brito disse que o encontro levou todos a refletir melhor sobre a matéria. “Assumo o compromisso de tentar diminuir o número de unidades a serem desinstaladas. E essa reflexão levarei aos demais desembargadores”, garantiu.
O presidente do TJPB lembrou, no entanto, que, como gestor, em alguns casos, tem que adotar medidas que desagradam a alguns, porém, está tentando administrar o Poder Judiciário estadual “com responsabilidade, diante da atual crise financeira que vem enfrentando”, finalizou.
Participaram da reunião os prefeitos Nelinho Costa (Cacimba de Dentro); Manoel Benedito de Lucena (Malta); José Paulo Filho (Santana dos Garrotes); Petrônio Freitas (Serraria); Valmar Arruda (Paulista); Antônio Costa Júnior (Prata); Tiago Costa Castro (Cabeceiras); Pedro Gomes Pereira (Cruz do Espírito Santo); Hugo Antônio Lisboa (Caiçara) e Iremar Flores de Sousa (Pilões). A audiência contou, ainda, com a presença do procurador do Município de Lucena, Francisco Carlos da Silva, que representou o prefeito Marcelo Monteiro; e do advogado Laedson Andrade, representando a gestora de Coremas, Chaguinha de Edilson.
É lamentável, portanto, que um encontro de suma importância como este não tenha despertado o interesse dos prefeitos da Comarca de Água Branca, que sequer mandaram representantes para lutar pela manutenção da Comarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário