quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Mensagem surpresa do Papa Francisco

Com mensagem em vídeo, Papa surpreende fiéis na missa dos 300 anos de Aparecida na basílica

'Saudade do Brasil', disse pontífice. Mensagem de quase 7 minutos foi exibida de 'surpresa' em telão em missa ao ar livre.

 Por Carlos Santos e Suellen Fernandes, G1 Vale do Paraíba e região
Veja mensagem do Papa Francisco que abriu a missa em homenagem aos 300 anos de Aparecida
Missa em homenagem aos 300 anos de Aparecida foi aberta com vídeo exibindo mensagem do Papa Francisco
A missa solene que celebra, na basílica em Aparecida (SP), o jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida neste Dia da Padroeira, foi aberta com um 'mensagem surpresa' do Papa Francisco aos devotos. Em um telão, e falando português, Francisco abençoou os cristãos e disse que está com saudade do Brasil.
O vídeo, de quase 7 minutos, gravado para a ocasião, foi exibido em um telão no pátio da basílica. A missa especial do jubileu foi ao ar livre e durou cerca de 2 horas - a celebração foi presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida.
Pelo menos 200 mil devotos são esperados no Santuário Nacional nesta quinta-feira (12) - o público da missa não foi divulgado até a última atualização desta reportagem.
Fiéis lotam Santuário Nacional de Aparecida no Dia da Padroeira (Foto: André Rosa/TV Vanguarda)
Fiéis lotam Santuário Nacional de Aparecida no Dia da Padroeira - (Foto: André Rosa/TV Vanguarda) 
Após visita ao Brasil em 2013, para a Jornada Mundial da Juventude, Francisco tinha prometido voltar ao Brasil para Festa da Padroeira. Ele pediu desculpa aos católicos brasileiros por não ter conseguido retornar.
"Ser Papa não é fácil, por isso confiei a missão a Giovanni Battista. Ele vai garantir a presença do Papa entre vocês", disse Francisco, enquanto relembrou a acolhida calorosa que teve na ida ao Santuário Nacional. Giovanni é um cardeal italiano, nomeado representante do Papa para o jubileu.
Francisco abencoou o momento de festa e pediu aos brasileiros que 'conservem a esperança'. "A esperança deve permear o coração dos que creem, não se deixem vencer pelo desânimo. Confiem em Deus e na intercessão de Nossa Senhora Aparecida", afirmou.
Ele desejou que a alegria pelos 300 anos da Padroeira transborde e alcance todos os cantos do país. "Que a alegria alcance principalmente as periferias", disse.
Por fim, ele agradeceu os brasileiros. "Agradeço as orações que fazem por mim. Estando perto ou longe formamos a igreja", concluiu.
Debaixo de sol forte, fiéis disputam espaço no guarda-chuva para acompanhar a missa  (Foto: Carlos Santos/G1)
Debaixo de sol forte, fiéis disputam espaço no guarda-chuva para acompanhar a missa - (Foto: Carlos Santos/G1)
Missa
Debaixo de sol, com calor de 36ºC ,uma multidão acompanhou missa da celebração do jubileu. Na homilia, a igreja destacou o exemplo de Maria e relembrou os 300 anos de fé dos brasileiros na padroeira.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, como o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o ministro Gilberto Kassab (PSD) - eles foram vaiados após serem anunciados.
Um dos destaques da missa foi a apresentação do cantor Afnaldo Rayol, que cantou a canção 1Ae Maria' e emocionou o público.
Coroa
Ao final da missa, a imagem foi entronada no nicho da basílica com a nova coroa, uma joia de ouro com 68 pedras de diamantes - que foi oficialmente entregue na celebração da noite desta quarta (11).
A peça foi confeccionada com 300 gramas de ouro doados por devotos. As pedras preciosas foram doadas por uma joalheria.
Mensagem do Papa surpreende fiéis com mensagem em homenagem aos 300 anos da Padroeira (Foto: Michelle Mendes/G1)
Mensagem do Papa surpreende fiéis com mensagem em homenagem aos 300 anos da Padroeira - (Foto: Michelle Mendes/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário