sexta-feira, 6 de outubro de 2017

'Golpe do depósito em branco'

Polícia Civil identifica preso acusado de fraudes bancárias e em negociação de veículos

Suspeito havia sido preso pela PRF e encaminhado à PF. Ele é investigado pela delegacia desde 2015 e tem um mandado de prisão preventiva em aberto desde abril de 2016

Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Polícia Civil da Paraíba prendeu, nesta quinta-feira (5), Josivan Cavalcante Bezerra, conhecido como "Angélica", de 21 anos, supostamente pela prática de fraudes bancárias e em negociação de veículos. De acordo com a Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa – DDF, o suspeito estava foragido há quase um ano e meio. 
Ele foi preso no dia 26 de setembro, em uma abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Santa Rita, por uso de documento falso (CNH), e foi conduzido à Polícia Federal para formalização do flagrante. Contudo, hoje, a PF entrou em contato com a DDF para comunicar a prisão anterior, e foi quando a DDF verificou que o suspeito é investigado pela delegacia desde 2015 e tem um mandado de prisão preventiva em aberto desde abril de 2016.
Após a confirmação, a equipe da DDF deu imediato cumprimento ao mandado de prisão expedido contra o suspeito, que possui cinco inquéritos em tramitação na DDF. 
O último inquérito foi instaurado há aproximadamente 15 dias. Segundo a Polícia Civil, o suspeito estava em plena atividade na prática de delitos. 
Conforme as acusações, ele atua sempre da mesma forma: negociação de veículos pela internet e “golpe do depósito em branco”. Em suas negociações, Josivan identifica potenciais vítimas através de anúncios de internet, dando sequência às negociações e apresentando comprovantes de depósitos dos valores contratados (comprovantes em branco, com envelope vazio. Ele consegue convencer as vítimas a entregarem os veículos antes da confirmação do pagamento, e desaparece em seguida, com os veículos. 
Recentemente, segundo a polícia, Josivan passou a realizar as negociações com o uso de documentos falsos, mas a sua identificação correta foi feita graças aos procedimentos em tramitação na DDF. 
As investigações apuraram que Josivan já fez mais de 10 vítimas apenas em João Pessoa, mas responde a processos criminais na cidade de Guarabira, Solânea e no estado de Pernambuco, somando um prejuízo superior a R$ 400 mil às vítimas dos golpes, com mais de 20 veículos negociados de maneira fraudulenta.
A Polícia Civil investiga a possibilidade do suspeito fazer parte de uma facção criminosa da Capital paraibana. "Existem fortes indícios de que os valores obtidos são repassados a comparsas, membros da organização criminosa", diz a DDF. 
O suspeito está recolhido no Presídio Padrão de Santa Rita, à disposição da Justiça. A polícia pede que eventuais vítimas do suspeito denunciem pelo telefone 197, de forma sigilosa, assim como podem repassar quaisquer informações que possam ajudar nas investigações.
ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário