segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Um brasileiro no planeta vermelho

Em estudo nos Estados Unidos, brasileiro vai experimentar como é viver em Marte

Professor irá participar de uma missão na Estação Desértica de Pesquisa de Marte, no deserto de Utah, nos EUA

Em estudo nos EUA, brasileiro vai experimentar como é viver em Marte
Entre 4 e 19 de novembro, Julio Rezende deve viver como um marciano. O professor terá que vestir um simulacro de traje espacial para sair da estação e explorar o terreno local. Além disso, ele vai se alimentar de comida de astronauta e viverá tão isolado quanto as primeiras pessoas em Marte viverão.
A ideia é que o brasileiro sinta na pele como seria visitar o planeta vermelho, já que a expectativa real é de que a viagem tripulada a Marte ocorra nas próximas décadas.
O blog 'Mensageiro Sideral', da Folha de S. Paulo, destaca o professor brasileiro é focado no desenvolvimento de habitats que permitam a sobrevivência humana em regiões sob ameaça de escassez hídrica. A publicação explica que este é um problema que aflige tanto o planeta vermelho como diversas regiões do semiárido brasileiro. Portanto, pesquisar sobre como viver em um dos mundos acaba gerando conhecimentos aplicáveis no outro.
Rezenda acredita que a experiência em Utah possa lhe ajudar a aperfeiçoar um projeto que ele está tocando no Rio Grande do Norte: a criação da primeira estação de pesquisa marciana no Brasil. A unidade foi batizada de Habitat Marte e ficará dentro do Núcleo de Pesquisa e Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido, na zona rural da pequena cidade de Caiçara do Rio do Vento.
Em dezembro (9 e 10), acontece a primeira missão em solo brasileiro. A equipe será selecionada segundo o edital que deve ser divulgado em breve.
Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário