domingo, 17 de setembro de 2017

Gigante de carnes terá novo presidente-executivo

J&F nomeará Wesley Batista Jr. como próximo CEO da JBS, maior empresa de carnes do mundo 

Wesley Batista Jr., de 25 anos, chefia a divisão de carne bovina da JBS nos Estados Unidos e é o filho do CEO preso

Segundo o colunista Lauro Jardim, a família fará a indicação através da holding J&F Investimentos, que controla a JBS, a maior empresa de carnes do mundo - (Foto: Reprodução)

A família Batista, que controla a JBS, nomeará Wesley Batista Jr. como o próximo presidente-executivo da gigante de carnes na segunda-feira (18), informou o jornal O Globo neste domingo (17).
Segundo o colunista Lauro Jardim, a família fará a indicação através da holding J&F Investimentos, que controla a JBS, a maior empresa de carnes do mundo.
 A mudança deverá ocorrer depois de a polícia federal ter detido o CEO da JBS, Wesley Batista, na quarta-feira, como parte de investigação sobre suspeita de que executivos do grupo se aproveitaram de informação privilegiada em decorrência dos próprios acordos de delação premiada para obter lucros no mercado financeiro.
A família Batista negou todas as supostas irregularidades.
Wesley Batista Jr., de 25 anos, chefia a divisão de carne bovina da JBS nos Estados Unidos e é o filho do CEO preso.
 A decisão de nomear Batista Jr. deve aprofundar a distância entre a família e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A BNDES Participações, braço de investimento do banco de fomento e titular de uma participação de 21 por cento na JBS, está fazendo pressão para remover Batista do cargo de CEO com o apoio de outros acionistas minoritários.
De acordo com o jornal O Globo, o BNDES estava tentando remover Tarek Farahat como presidente do Conselho da JBS e substituí-lo por Cledorvino Belini, ex-CEO da Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina.
A nomeação de Batista Jr. pode levantar mais questionamentos sobre o compromisso da família Batista de implementar práticas de governança rigorosas em uma empresa cujas operações se estendem das Américas para a Austrália.
O caso de informação privilegiada envolvendo a JBS e os Batista segue investigações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre os negócios feitos por ambos antes de um acordo de delação firmado entre os irmãos e a Procuradoria Geral da República ter sido anunciado em meados de maio.
A divulgação do conteúdo do acordo envolveu políticos de peso e levou à apresentação de denúncias contra o presidente Michel Temer.
Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário