domingo, 10 de setembro de 2017

Temer e Cunha 'confabulavam diariamente'

Funaro afirma ao Ministério Público Federal: "Temer e Cunha pagaram por votos do impeachment"


Funaro: "Temer e Cunha pagaram por votos do impeachment"
O doleiro e delator Lúcio Bolonha Funaro, em seu acordo de colaboração premiada firmado com o Ministério Público Federal (MPF), afirmou aos procuradores que o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o presidente Michel Temer (PMDB) “confabulavam diariamente” pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A informação foi publicada no site da revista Veja. 
De acordo com o delator, na véspera da votação de aceitação do processo na Câmara, o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, enviou mensagem a Funaro questionando se ainda havia recursos disponíveis para a compra de votos necessários para a abertura do processo na Casa. O doleiro conta que viabilizou o dinheiro. O processo de abertura foi autorizado na Câmara por 367 votos favoráveis e 137 contrários, no dia 17 de abril de 2016. Houve sete abstenções e somente dois ausentes.
De acordo com Funaro, ainda em 2015, dias após a Polícia Federal (PF) ter feito apreensões nos endereços dele, o empresário Joesley Batista, da JBS, o chamou para uma conversa em São Paulo. O encontro ocorreu na casa de Joesley. Os dois, na época, selaram “pacto de proteção mútua”, conforme revela a revista Veja. Segundo o delator, Joesley prometeu a ele R$ 100 milhões em troca de seu silêncio. Desde então, contou, o empresário começou a fazer os repasses em parcelas. De acordo com a delação, pelo menos R$ 4,6 milhões foram repassados por meio do irmão de Funaro.
O dinheiro parou de chegar às mãos do doleiro quando Joesley decidiu fazer delação. Em março, Joesley gravou uma conversa com o presidente Michel Temer (PMDB) e, entre os diálogos, o presidente ouviu de Joesley que uma mesada estava sendo paga a Eduardo Cunha e a Lúcio Funaro para eles ficassem calados sobre o esquema de corrupção na Petrobras. Diante da informação, Temer declaou: “Tem que manter isso, viu?”. Segundo as investigações, um dos principais doadores de campanha nas últimas eleições, o grupo JBS era o responsável pelos pagamentos ao ex-deputado.
Congresso em Foco -  Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário