sábado, 2 de setembro de 2017

Corpo celeste aproxima-se da Terra

Asteroide Florence aproxima-se da Terra na noite desta sexta-feira

O asteroide Florence passou a 7 milhões de quilômetros da Terra nesta sexta-feira (1º). Ele é o maior a se aproximar do nosso planeta desde que os registros começaram a ser feitos. Por isso, os astrônomos acreditam que foi uma oportunidade única para estudar o corpo celeste.
De acordo com as medições do telescópio espacial Spitzer, da Nasa, o asteroíde tem um tamanho de 4,4 quilômetros de diâmetro e passou ao equivalente a 18 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Ele não significou nenhuma ameaça.
Esse asteroide só voltará a “visitar” a Terra no ano de 2500. “Esperamos que o Florence, que viaja a uma velocidade de 13,53 quilômetros por segundo, seja um excelente objeto para as observações de radar terrestre”, apontou a Nasa.
“Mesmo que muitos asteroides conhecidos tenham passado mais perto da Terra do que o Florence, todos eram menores”, declarou Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos da Nasa para Objetos Próximos da Terra.
O Observatório Bareket, em Israel, transmitiu o fenômeno a partir das 22h. Já o Projeto Telescópio Virtual 2.0 mostrou o observação online a partir das 22h30. Segundo os cientistas, Florence também pode ser visto com a ajuda de telescópios e, inclusive, com binóculos, como uma pequena “estrela” muito lenta.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário