domingo, 24 de setembro de 2017

Armas nucleares

Portugal diz não poder firmar tratado contra armas nucleares como membro da Otan


Para a Otan, “o mundo deve permanecer unido face a ameaças crescentes” - (Foto: Opinião e Noticia)

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, Portugal diz não poder firmar tratado contra armas nucleares como membro da Otan que foi assinado esta semana na ONU. A informação é da agência Lusa.
"Portugal não pode ser membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que é uma aliança nuclear, e ser subscritor de um tratado que declara ilegais as armas nucleares. Portugal não é membro de alianças ilegais", explicou o ministro.
Santos Silva falou à Lusa no final da sua participação na Assembleia Geral da ONU, durante a qual mais de 50 países assinaram o novo tratado. O documento foi aprovado em julho, com o voto positivo de mais de 120 países.
"É preciso fazer uma distinção entre a não proliferação e a redução do armamento nuclear, e a sua ilegalização. Portugal é parte do Tratado de Não Proliferação Nuclear, tem acompanhado os seus esforços e os resultados, vê com muitas preocupações o fato de países se terem tornado potências nucleares em violação do tratado e vê, em particular, com muitíssimo preocupação este processo em que está o regime norte-coreano", explicou o ministro.
Vê com interesse
O esforço de redução das armas nucleares, disse ele, é diferente do "movimento protagonizado por quase dois terços dos estados membros das Nações Unidas no sentido de declarar ilegais as armas nucleares."
"Esse movimento não acompanhamos. Não quer dizer que o hostilizemos, pelo contrário, vemos com interesse esse movimento, mas não podemos fazer parte dele", defendeu. Portugal segue assim o exemplo dos seus colegas da Otan, mas com isso torna-se o único país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a não ratificar o documento.
Dissuasão
"O que nós e os restantes membros da Otan dizemos é que essa questão do fim das armas nucleares será colocada a seu tempo. Neste momento, o que é preciso é evitar a proliferação de armamento nuclear e, evidentemente, que a Otan, enquanto aliança político-militar, não está disponível para abdicar unilateralmente de um dos seus instrumentos de dissuasão mais importantes, que é a força nuclear", concluiu.
A Otan lamentou a adoção, por parte da ONU, do tratado que proíbe armas nucleares, afirmando que o acordo “ignora a realidade do ambiente de segurança internacional, que é cada vez mais complexo”, segundo um comunicado divulgado hoje pelos 29 Estados-membros da aliança.
Este é o primeiro tratado global da ONU para proibir armas nucleares. Ele foi votado em 7 de julho deste ano, em Nova Iorque, tendo obtido 122 votos a favor, mas forte oposição dos países com capacidade nuclear, que boicotaram as negociações.
Para a Otan, “o mundo deve permanecer unido face a ameaças crescentes”, particularmente “a séria ameaça representada pelo programa nuclear norte-coreano” e, acrescenta, “este tratado não leva em conta esses desafios urgentes de segurança”.
Agência Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário