terça-feira, 22 de agosto de 2017

Título de Cidadão Pessoense para Lula é questionado

Grupo de direita quer entrar com ação popular para impedir que Lula receba cidadania pessoense

O descaso ou esquecimento de Lula para com o título durante essas duas décadas e a possibilidade de uso eleitoreiro da honraria neste momento deve embasar a ação do Direita Paraibana.

Depois que uma decisão da Justiça Federal da Bahia suspendeu, no dia 17, o título honoris causa que seria entregue pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Direita Paraibana vai ingressar com uma ação de iniciativa popular para impedir, também, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receba da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) o Título de Cidadão Pessoense, neste sábado, dia 26 de agosto. A solenidade está marcada para as 19h. 
A iniciativa do título foi do vereador Júlio Rafael, em 1997, e já estava aprovada na Câmara, mas o ex-presidente nunca veio receber a honraria. A propositura foi reforçada em março deste ano pelo vereador Marcus Henriques (PT).
O descaso ou esquecimento de Lula para com o título durante essas duas décadas e a possibilidade de uso eleitoreiro da honraria neste momento deve embasar a ação do Direita Paraibana. A petição deve ser protocolada na Justiça nesta terça-feira (22). 
"Lula nunca deu a devida importância ao título, hoje vem usar isso para fazer campanha eleitoral antecipada”, argumenta a líder do Direita Paraibana, Michele Assis. 
Os integrantes do Direita Paraibana ressaltam que Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e ainda é réu em outros quatro processos criminais. E alegam que, por ser Lula “condenado”, conceder um título de cidadão honorário a ele “é imoral e ofende, além do patrimônio imaterial coletivo, o patrimônio histórico da cidade de João Pessoa, causando prejuízo imaterial, em visível demonstração de desvio de finalidade para o qual foi criada tal comenda, com um viés eleitoral, considerando, ainda, que tal proposta data de 1997 (há 20 anos, quando Lula ainda disputava, pela terceira vez, a presidência). E, se até então não foi entregue, não se justifica logo agora, quando ele é um condenado por graves crimes contra o erário, vir a ser agraciado em nome dos cidadãos de João Pessoa”, diz o grupo de direita.
Na Bahia, o juiz da 10ª Vara Federal Civil, Evandro Reis, viu "desvio de finalidade revelador de ofensa à moralidade administrativa, pois outorgado às vésperas de o laureado empreender caravana pelo Nordeste", portanto, com "vistas a propiciar manifestação ruidosa do réu". 
ClickPB - Por Aline Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário