terça-feira, 1 de agosto de 2017

Momento de tensão

Estados Unidos faz teste de míssil balístico intercontinental na Califórnia

Os Estados Unidos irão lançar nesta quarta feira  (2) um míssil balístico intercontinental não armado na base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia. O teste ocorre em um momento de tensão devido ao  lançamento de um míssil do mesmo tipo feito pela Coreia do Norte na última sexta-feira.
O propósito deste teste, como o dos anteriores do mesmo programa, é “validar e verificar a efetividade, preparação e precisão do sistema”, indicou a Força Aérea. O teste será o quarto efetuado da base californiana este ano com o míssil do tipo Minuteman.
O lançamento está previsto para acontecer nesta quarta-feira, entre as 12h e as 18h (entre 16h e 20h em Brasília).
Escudo antimísseis
O lançamento ocorre após os EUA terem realizado com sucesso, no domingo (30), um novo teste do seu escudo antimísseis Thaad, no Alasca. Foi o 15º teste do Thaad que o governo americano executou com sucesso.
Também no domingo, o país  voltou a exibir seu poderio militar junto aos aliados, realizando dois bombardeios estratégicos na península coreana em resposta ao míssil intercontinental lançado na sexta-feira pela Coreia do Norte.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no sábado (29) que não permitirá que a China continue sem agir para solucionar a situação com a Coreia do Norte. Antes disso, o presidente  condenou o novo lançamento da Coreia do Norte, antecipando que tomará “todas as medidas necessárias” para proteger os EUA e seus aliados na região.
Após o teste realizado pela Coreia do Norte no dia 4 de julho, Trump declarou que estava preparado para “coisas bastante graves”, mas seu secretário de Defesa, James Mattis, afirmou que “não via motivos para ir à guerra” contra os norte-coreanos.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário