sábado, 22 de julho de 2017

Mercado Comum do Sul

Países do Mercosul aceleram aproximação comercial com Aliança do Pacífico

Mercosul acelera aproximação comercial com Aliança do Pacífico
Os  presidentes dos países do Mercosul concordaram nesta sexta-feira com a necessidade de agilizar uma aproximação comercial com a Aliança do Pacífico e de facilitar o progresso nas negociações com a União Europeia.
O Mercado Comum do Sul chegou a um consenso para se concentrar no alívio de barreiras tarifárias e incentivar a produtividade em setores-chave, tais como grãos e alimentos, nos quais os membros Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai são grandes exportadores, e outros itens, como tecnologia.
"Houve acordos assinados entre o Mercosul e a Colômbia. Houve acordo com a Argentina para evitar a bitributação. E é nesse caminho que nós queremos caminhar com todos os países integrantes do Mercosul e associados ao Mercosul", disse o presidente Michel Temer, que assumiu a presidência rotativa do bloco.
"Portanto, é hora de acabar com burocracias inexplicáveis e barreiras injustificadas", acrescentou.
Em abril, Argentina e Colômbia chegaram a um acordo para a exportação e importação de veículos sem tarifas.
Após chegada ao poder de governos pró-mercados na Argentina em 2015 e no Brasil no ano passado, os líderes do Mercosul estão fazendo esforços para fechar acordos comerciais com outros blocos e países, após anos de isolamento.
"A coisa mais importante a destacar ... é tudo o que se tem trabalhado no campo de aproximação do Mercosul com o mundo", disse o chanceler argentino, Jorge Faurie, na capital de Mendoza, uma província famosa pela exportação de vinhos.
Novas alternativas também são necessárias no momento em que políticas norte-americanas protecionistas do presidente Donald Trump representam uma ameaça implícita para a América Latina.
As negociações com a União Europeia podem começar a dar frutos este ano e há bastante otimismo sobre um pacto com a Aliança do Pacífico, cujos membros Chile, Colômbia, México e Peru enviaram representantes à cúpula.
"Sob a presidência brasileira esperamos poder chegar ao acordo desejável e poder concretizar com a União Europeia aproximadamente para o mês de dezembro, mas também foi aberto um leque de outras possibilidades", disse Faurie.
No comunicado após a reunião, o governo argentino informou que o Mercosul e a Aliança do Pacífico concordaram com um roteiro para melhorar suas relações econômicas.
Além disso, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, disse que o Mercosul já fez propostas para buscar acordos com o Canadá, com a Associação Europeia de Livre Comércio, com a Coreia do Sul e o Japão.
Terra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário