domingo, 30 de julho de 2017

Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos

30 Julho: Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos


A ONU - Organização das Nações Unidas assinalou o dia 30 de Julho como o Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos. A designação desta data tem como objetivo chamar a atenção para a problemática do tráfico de seres humanos e encorajar os cidadãos do mundo inteiro a adotarem ações no combate a este crime.
O tráfico de seres humanos é um crime que afeta diferentes países, desenvolvidos ou não, e atinge especialmente mulheres e crianças. Em Portugal tem aumentado a cada ano o número de situações de tráfico identificadas, sendo este país identificado atualmente como um local de origem, trânsito e destino de vítimas. De acordo com o último relatório estatístico divulgado pelo Observatório do Tráfico de Seres Humanos, em 2013 foram identificadas 299 potenciais vítimas de tráfico de seres humanos em Portugal, sendo a sua maioria homens estrangeiros sujeitos à exploração laboral (www.otsh.mai.gov.pt)
A APAV trabalha para que haja uma maior sensibilização da sociedade portuguesa quanto ao tráfico de seres humanos e para que as vítimas deste tipo de crime possam exercer os seus direitos e recebam apoio adequado. Como parte deste trabalho, a APAV tem desenvolvido diversas iniciativas voltadas à sensibilização, como ações junto a escolas e outros públicos, e no âmbito do apoio gere um Centro de Acolhimento e Proteção destinado a mulheres vítimas de tráfico e seus filhos menores.
Neste primeiro Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos a APAV chama a atenção para a necessidade de todas as pessoas estarem mais alerta e envolvidas na identificação e denúncia deste crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário