domingo, 14 de maio de 2017

Enfim, Pedro perdeu o medo do Urologista!

O CONTENTAMENTO DE PEDRO GALDINO QUANDO SAIU DO UROLOGISTA APÓS FAZER EXAME DE PRÓSTATA 

A imagem pode conter: 2 pessoas, chapéu e close-up
Eu e Pedro Galdino, após sairmos do Urologista no último sábado (13), em Princesa Isabel, felizes com o resultado do Exame de Próstata que fizemos 
Tendo completado 77 anos de idade na última sexta-feira (12) sem nunca ter se submetido ao temido exame de toque - como é conhecido o exame de próstata -, o aniversariante Pedro Galdino foi enfim convencido da necessidade de realizá-lo e, vencido o medo, enfrentou o dedo indicador do Urologista introduzido no seu 'monossílabo' ontem.
Felizmente, apesar de preconceituoso e relapso, a próstata do quase octogenário juruense estava bem, como se pode ver pelo sorriso estampado de Pedro na fotografia acima. Para encorajá-lo, no entanto, foi preciso que eu também me submetesse ao procedimento - mesmo já o fazendo periodicamente. 
Alvo frequente de muitas dúvidas, o exame de próstata ainda é considerado um tabu para os homens e, portanto, assim como o bom Pedro, eles não falam nem se interessam em saber sobre o assunto tanto quanto deveriam: como é feito, se dói, qual a melhor idade para o procedimento e diversas outras informações. 
Contudo, é precisos saber que, com mais de 2 milhões de novos casos de câncer de próstata aparecendo todos os anos no país, desenvolvendo-se muitos deles silenciosamente, faz-se necessário saber da importância do exame para identificação da doença em estágios iniciais desse órgão responsável pela produção do fluído que transporta e alimenta os espermatozoides. Pois, por mais desconfortável que pareça ser, o procedimento é simples, rápido e indolor.  
Se você tem 45 anos ou mais, está enquadrado na faixa etária daqueles que deveriam fazer, anualmente, o exame de próstata. Fuja, portanto,  do alarmante número de homens que não vão ao especialista e faça como Pedro Galdino: deixe a vergonha e o medo de lado, relaxe, enfrente o dedo do médico e evite o câncer de próstata. O preconceito ainda é a pior opção! 
Importante: o Antígeno Prostático Específico (PSA) não é um exame específico de câncer e, sim, da próstata, que pode se elevar por diversos motivos como relações sexuais, inflamação etc. O toque retal, portanto, é uma arma insubstituível contra o câncer de próstata. 
(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)

2 comentários:

  1. Eu tenho tenho problema de próstata deste dos 26 anos e também estava lá no Hospital são vicente de Paula em Princesa Também fazendo novamente todos exames inclusive o toque. O Importante é nossa saúde e não o monossílabo.

    ResponderExcluir