terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Jogador problema

Ostentação e surto em vestiário minam atacante Sassá no time do Botafogo

Sassa, Botafogo X São Paulo (Foto: Alé Cabral / Estadão conteúdo )
Sassa foi o artilheiro do Botafogo no Brasileiro, com 12 gols - (Foto: Alé Cabral / Estadão conteúdo )
Foto reprodução WhatsApp
Foto reprodução WhatsApp
Minutos finais do primeiro tempo do jogo contra o Grêmio no domingo. Sassá sai correndo do campo de ataque, troca empurrões e xingamentos com Airton, recebe amarelo e causa a expulsão do companheiro de time. Enfurecido, Jair Ventura parte para cima do atacante, mas é contido por Camilo e vai para o vestiário com cara de poucos amigos. A cena que beirou o constrangimento não foi um ato isolado.
Há tempos, a mudança de comportamento e certas atitudes de Sassá são motivos de debates nos bastidores de General Severiano. Para blindar o grupo que lutava pela vaga na Libertadores e também preservar o valor de mercado do atleta, o caso foi tratado sem alarde e internamente.
O episódio no último jogo do Brasileirão poderia ter custado a tão batalhada vaga, mas o Botafogo está na Libertadores. Menos mal para Sassá, que postou em uma rede social nessa segunda-feira foto com maços de dinheiro da premiação dos jogadores. Pouco depois de ostentar, apagou a imagem. A brincadeira repercutiu mal, mas é apenas mais uma das várias atitudes que incomodaram ao longo da temporada e colaboraram para que o jogador amargasse um período no banco de reservas ao retornar de lesão, mesmo brigando pela artilharia do Campeonato Brasileiro.
É consenso em General Severiano que o comportamento de Sassá mudou bastante nos últimos meses. Desde a base, ele é conhecido pelo temperamento brincalhão, tem o carinho de muitos no clube, mas recentemente extrapolou alguns limites.
Há relatos de ostentação e temperamento explosivo em jogos e no vestiário. Foi assim no clássico contra o Flamengo, por exemplo. Irritado por ter entrado apenas no final do jogo e com o gol perdido por Pimpão, Sassá entrou no vestiário do Maracanã aos gritos, reclamando um tom acima e jogou a camisa longe, atingindo um membro da comissão técnica. Outro episódio aconteceu após o jogo contra a Ponte Preta, quando discutiu e chamou torcedores para briga na saída da Arena Botafogo (veja no vídeo abaixo).
O comportamento fora de campo também incomoda. Recentemente, o atacante, que também passa por momento turbulento no casamento e tem buscado abrigo na casa de amigos, se envolveu em um acidente automobilístico.
– Ele mudou bastante. Tem um bom coração, mas está indo pelo caminho errado, bem errado. Claro que pode e deve desfrutar de coisas que o futebol lhe dá, mas com respeito e limites – afirmou uma pessoa do futebol alvinegro.
Jair: “Enquanto a pessoa não quiser ajuda, não tem jeito”
Treinador de Sassá desde as categorias de base, Jair Ventura conhece bem a história de vida do jogador. Ele sabe das dificuldades que Sassá enfrentou – perdeu a mãe em um acidente de ônibus – e já chamou, em mais de uma oportunidade, o camisa 9 de “filho”, em tom de brincadeira.
No entanto, até mesmo a paciência do técnico parece ter chegado ao fim.
– Temos que conversar. Mas mudar a partir de certa idade, não muda. Tem o caso do Flávio Tênius (preparador de goleiros). Ele era cheio de manias e mudou depois de certa idade. A pessoa tem que querer ajuda. Tivemos o Jobson aqui, passou por vários profissionais e foi difícil. Enquanto a pessoa não quiser ajuda, não tem jeito – disse Jair, depois do jogo com o Grêmio.
Depois da cena com Airton e Jair no jogo com o Grêmio no último domingo, o gerente de futebol do Alvinegro, Antônio Lopes, estava nitidamente nervoso enquanto falava ao telefone com o presidente Carlos Eduardo Pereira. Pelo celular, Lopes fez duras críticas ao comportamento do jogador. Sassá não voltou para o segundo tempo e não participou da comemoração da vaga para Libertadores em campo. No vestiário, no entanto, postou fotos da comemoração. Inclusive uma com Airton. Os dois fizeram as pazes.
Futuro longe do Botafogo?
Em meio a tudo isso, existe a indefinição sobre o futuro. Sassá tem contrato até dezembro de 2017, mas é alvo constante de sondagens. O Botafogo admite ter recebido consultas de clubes brasileiros e do exterior, mas nega ter proposta concreta pelo atacante. Há dentro do clube quem defenda a venda imediata. A multa é de cerca de R$ 30 milhões. Além disso, o próprio jogador já vislumbra seu futuro além dos muros de General Severiano. A amigos, relata estar de saída. A permanência em 2017 é uma incógnita.
Globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário