terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Dia Nacional do Cego

EM HOMENAGEM A SANTA LUZIA, CELEBRA-SE EM 13 DE DEZEMBRO O DIA NACIONAL DO CEGO

Dia Nacional do CegoSanta Luzia, protetora dos olhos e da visão, é homenageada nesse dia. Nascida na Sicília, Itália, cerca do ano de 283, Luzia tentou fugir de um casamento arranjado por sua mãe, mas foi perseguida pelo noivo rejeitado, que a entregou como cristã às autoridades.
Ela foi torturada, tendo seus olhos arrancados. Antes de finalmente morrer com um golpe de espada na garganta, recuperou a visão. Por isso, sua associação com os cegos e pessoas com problemas de visão.
Luzia morreu em 304.
Durante o governo de Jânio Quadros, foi instituído o Dia Nacional dos Cegos para homenagear a data da morte de José Álvares de Azevedo.
O Dia Nacional do Cego foi criado pelo então Presidente da República Jânio da Silva Quadros através do Decreto nº 51.405/61 – publicado no Diário Oficial da União em 26 de julho de 1961, e a ser comemorado todo dia 13 de dezembro.
Esta data foi criada em decorrência da necessidade de incentivar o princípio de solidariedade humana, mundialmente estabelecido no princípio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que preserva o Direito fundamental de igualdade e soledariedade entre todos dentro da mesma sociedade, sem discriminação e distinção a qualquer nível.
Dia Nacional do Cego
Leitura Braille 
Braille
O jovem introduziu o sistema braille no Brasil, em 1850, depois de aprendê-lo na França, e inspirou Dom Pedro II a criar o Imperial Instituto dos Jovens Cegos, hoje Instituto Benjamim Constant, localizado no Rio de Janeiro. No entanto, a data acabou não tendo a mesma repercussão que o Dia de Santa Luzia.
Fonte: www.jambo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário