sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Nomes esquisitos

Coloral, Pileque e Chió são alguns dos futuros prefeitos paraibanos a partir de 2017

Muito comum nas cidades do interior do estado, às vezes, o referencial de alguns políticos para o nome está a herança familiar


Prefeita eleita Lorena de Dr. Chico
Prefeita eleita do município de Monteiro, no Cariri paaibano, Lorena de Dr. Chico
A partir do próximo ano, algumas cidades paraibanas terão novas administrações. A relação dos 223 gestores é bastante variada e a curiosidade fica por conta dos nomes adotados pelos futuros prefeitos. Entre os eleitos, Nego de Guri (PMDB), Coloral (PSD) e Jurandi Pileque (PMDB) vão comandar, respectivamente, o poder executivo em Teixeira, São José da Lagoa Tapada e Taperoá. Mas a lista é maior.
Muito comum nas cidades do interior do estado, às vezes, o referencial de alguns políticos está a herança familiar. Caso, por exemplo, da cidade de Monteiro onde a prefeita eleita Anna Lorena (PSDB) é mais conhecida como Lorena de Dr. Chico. Mesma situação de Dedé de Zé Cândido (PTB), Carlinhos de Tião (PSB), Guia de Zé de Pedro Velho (DEM) e Terezinha de Zé Afonso (PSDB), prefeitos eleitos de Poço Dantas, Queimadas, Areia de Baraúnas e Santa Teresinha.
Em outras situações essa indentidade vem do apelido. Foi isso que fez o prefeito eleito de Cubati, Eduardo Dantas (PSB), ser conhecido apenas por Dudu. Em Marcação, Eliselma Oliveira (PDT) é Lili; Dilson de Almeida (PR) é Didi na cidade de Desterro; José Ailton (PSL) é Nen em Arara; e, em Caaporã, Cristiano Ferreira (PDT) é simplesmente Kiko.
Também há casos em que os nomes não deixam pistas sobre as origens, como Ofila (PTB) em Riacho de Santo Antônio, Baia (PSDB) em Pedro Régis, Doca (PMDB) em Mato Gosso, e Chió (PSB) em Remígio.  Mas para os que não tiveram tanta criatividade, a inspiração foi encontrada no próprio nome. Que o digam Filhinho (PSDB) e Deusinho (PSD), prefeitos de Curral Velho e Olivedos.
Blog do Gordinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário