domingo, 16 de outubro de 2016

Gente da Gente

A INVEJÁVEL LONGEVIDADE DE UM JURUENSE QUE RESIDE EM CAMPINA GRANDE 

Foto de José Nilton.
Em Campina Grande, a 'Rainha da Borborema', onde reside seu Adamastor, o afago carinhoso no seu tataraneto
Por Geraldo Luiz
Navegando pelo face, tive a grata satisfação de encontrar na página de um conterrâneo amigo uma das ilustres figuras mais conhecidas e queridas do município de Juru, no Sertão da Paraíba: o senhor Adamastor.
Para quem sai de Juru no sentido da cidade de Tavares, ao passar pelo sítio Mosquito é impossível não lembrar desse senhor de aspecto físico emblemático que ficava sempre sentado na frente da sua casa, quando não estava trabalhando no roçado nas margens esquerda e direita da PB-306.
Próximo de se tornar uma rara figura centenária, se é que o mesmo não já passou dos 100 anos de idade, atualmente seu Adamastor reside em Campina Grande com o neto que adotou como filho, o policial militar J. Nilton.
Foto de José Nilton.
Avô e bisavô de policiais militares do Estado da Paraíba, seu Adamastor está com cara de 'tira' dos filmes policiais americanos
Talvez tenha sido o clima saudável da 'Rainha da Borborema' que o fez ficar mais moço ao invés de envelhecer - bem mais jovem inclusive do que eu que ainda não sou sexagenário.
Não o reconheci, eu confesso, ao ver a sua fotografia com o tataraneto no colo, ambos desfrutando da cumplicidade que a idade lhes permite, num raro registro vivo de cinco gerações que ficará para sempre na história da família. 
A imagem pode conter: 2 pessoas , chapéu, sorrindo e área interna
Lourdinha e José Nilton: ela funcionária da Emater-PB e ele sargento da Polícia Militar do Estado da Paraíba
O pai dos meus amigos contemporâneos, Eduardo e José, além de uma invejável longevidade está com a cara de ator de filmes policiais americanos. Os seus cabelos da cor de lã de algodão o deixaram muito charmoso e deve estar arrebentando os corações das beldades campinenses.
Parabéns, portanto, ao casal Lourdinha e José Nilton pelo carinho que sempre lhe dedicaram e por cuidarem tão bem desse carismático velhinho!
Foto de José Nilton.
Assim caminha a humanidade: tataravô e tataraneto juntos, num raro registro fotográfico de cinco gerações 
Nas fotos abaixo dá pra se ver o carinho e a dedicação do neto José Nilton com o seu amado avô. 
E, em assim sendo, como pode ficar velho, hein, seu Adamastor?
A imagem pode conter: 2 pessoas
A imagem pode conter: 1 pessoa , chapéu
A imagem pode conter: 2 pessoas

2 comentários:

  1. Este é o meu avô, guerreiro e cheio de disposição para dar ensinamentos e verdadeiros conselhos. De São Paulo, mas perto dos seus caminhos.

    ResponderExcluir