quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Dia do Pintor

18 DE OUTUBRO, DIA DO PINTOR: ESSE DIA NÃO PODERIA PASSAR EM BRANCO

"Prefiro a poesia. Um risco, um rabisco. E, depois disso, a eternidade": Leonardo da Vinci, em 'Rabiscos'

O dia do Pintor é comemorado no dia 18 de outubro. A tradição conta que São Lucas Evangelista também teria pintado os retratos de Jesus e Maria, embora nenhuma pintura tenha sido diretamente atribuída a ele. Essa história e a inspiração que o Evangelho teria dado a vários artistas fez com que ele se tornasse patrono dos pintores. Assim, a categoria comemora a data no dia de São Lucas.
A pintura, assim como a música, é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade.
A arte de pintar é reconhecida desde a Idade da Pedra, quando os homens utilizavam tintas extraídas da natureza para pintar as paredes das cavernas. Eles esboçavam ações de seu cotidiano nas paredes das cavernas usando tintas extraídas de frutos, ovos de aves e até sangue de animais. 
No século XVII, na Europa, a profissão de pintor era exercida por integrantes das classes mais baixas, mas foi nessa época que surgiram pintores como Rembrandt e Leonardo da Vinci. As pinturas dessa época, quase sempre se restringiam a retratos ou a pinturas religiosas. Posteriormente, esta arte tornou-se uma profissão que leva cor e alegria às casas e ambientes do mundo inteiro.
Em meio a tintas, rolos, pincéis, massas e texturas, os pintores têm em suas mãos habilidades que garantem bom gosto, cor e vida aos ambientes.
Através da pintura há uma representação de como o artista percebe sua realidade. Assim, no decorrer da história, tivemos vários movimentos artísticos que são na verdade o reflexo do pensamento sociocultural da época. 
Não somente os pintores que lidam com as telas são capazes de criar verdadeiras obras de arte. Hoje a pintura é reconhecida como objeto de decoração dos ambientes, pois traduz sentimentos e sensações através da combinação certa das tintas.
Pintor, parabéns pelo seu dia!

Fonte: Livro 'A origem de Datas e Festas'

Nenhum comentário:

Postar um comentário