segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Ausentes

Ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff não vão às urnas no segundo turno

img_2370
Ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff
Os ex-presidentes Lula e Dilma decidiram não votar no segundo turno das eleições neste domingo (30). Nas duas cidades onde os petistas votam, São Bernardo do Campo (SP) e Porto Alegre (RS), o PT não disputa mais as prefeituras.
Lula, que completou 71 anos na última quinta-feira (27), optou por não ir às urnas como forma de protesto contra o atual cenário político brasileiro. Oficialmente, o ex-presidente ressaltou que seu voto é facultativo – por ter mais de 70 anos. Em sua cidade, que é governada desde 2008 por Luiz Marinho, considerado afilhado político do ex-presidente, o candidato do PT, Tarcísio Secoli, ficou em terceiro lugar no primeiro turno. Seguem na disputa pela prefeitura neste domingo apelas Alex Manente (PPS) e Orlando Morando (PSDB).
O filho do ex-presidente, Marcos Lula (PT), também não obteve sucesso na corrida eleitoral e perdeu a reeleição para vereador. Ele teve apenas 1.504 votos, menos da metade dos 3.882 obtidos em 2012, e foi o 58º na disputa por uma das 28 vagas na Câmara Municipal da cidade do ABC paulista.
Dilma
Já a ex-presidente Dilma Rousseff, que vota em Porto Alegre, também não foi às urnas. Por meio de sua assessoria, a petista justificou que está em Belo Horizonte visitando sua mãe e por isso não participará do pleito na capital gaúcha.
A votação de Dilma no primeiro turno foi marcada por uma confusão entre policiais da Brigada Militar, jornalistas e apoiadores da ex-presidente. O tumulto aconteceu depois que o juiz Niwton Carpes da Silva, titular da 160ª Zona Eleitoral, proibiu que profissionais da imprensa a acompanhassem durante a votação, sob a alegação de que a petista “é uma cidadã comum” e “não deve ter o voto registrado”.
No primeiro turno, Dilma apoiou o candidato de seu partido, Raul Pont, e chegou a participar de peças de campanha. O PT decidiu não apoiar nenhum dos candidatos que disputam o segundo turno em Porto Alegre.
Disputam o segundo turno na capital gaúcha os candidatos Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Sebastião Melo (PMDB).
Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário