quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Prática sexual milenar

Dia do Sexo: um guia tântrico prático para adotar com seu parceiro na cama

Prática milenar promove uma relação sexual realizada sem pressa e com atenção total a todas as sensações. Confira alguns exercícios do método para adotar na cama!


Sexo tântrico: prática milenar pode levar a relações que duram horas e até dias (Foto: Thinkstock)
Se você já ouviu falar em sexo tântrico, talvez tenha ouvido relatos de casais que passaram horas em uma relação sexual - Isabeli Fontana e Di Ferrero, por exemplo, disseram recentemente já terem feito sexo tântrico por três dias seguidos. Além disso, há muitos depoimentos de pessoas que, uma vez que conheceram o método, passaram a ter orgasmos múltiplos e extremamente intensos em várias posições sexuais.
Assim, é comum associar o sexo tântrico a orgasmos incríveis. Porém, a lição nº 1 dessa prática  milenar diz que o orgasmo não deve ser o objetivo final do sexo. A ideia é que os casais se abstenham de qualquer distração (e isso inclui a preocupação de chegar ao clímax logo) para aproveitar cada momento da relação, sentir cada sensação e ter uma experiência completa do sexo. Em outras palavras: o caminho percorrido é muito mais importante do que a linha de chegada.
A segunda lição tântrica é a paciência. Todas as etapas do sexo devem acontecer com calma, o que não significa que as relações devam durar necessariamente horas a fio. Essas etapas incluem olhar o parceiro durante um longo tempo, sincronizar a respiração com a dele, cheirá-lo e tocar todas as partes de seu corpo. Nada de apressar-se para a penetração, que não chega a ser item obrigatório no sexo tântrico.
“O sexo tântrico quer aprofundar o encontro amoroso entre duas pessoas nos aspectos físico, emocional, íntimo e, em alguns casos, espiritual. Ele é feito com mais abertura, presença, entrega e sem pressa. O benefício é o aumento do prazer e mais harmonia entre o casal”, diz Anand Siddhen, terapeuta corporal, especialista em processos tântricos e criador do portal Neotantra.
Entusiastas do sexo tântrico garantem que qualquer pessoa pode aprendê-lo e recomendam que casais façam aulas ou workshops para compreender melhor a prática. No entanto, iniciantes e curiosos podem adotar alguns exercícios no dia-a-dia com o objetivo de intensificar a relação sexual.
“Muitos casais procuram o sexo tântrico para ter mais tranquilidade na relação íntima, aprender a se cariciar, a se tocar, a perceber melhor essas sensações um do outro e a ter mais liberdade com o próprio corpo”, explica a sexóloga Carla Cecarello, fundadora da Associação Brasileira de Sexualidade. “No entanto, os parceiros devem estar preparados para isso. O sexo tântrico não resolve relações em que há mágoas e conflitos recentes”.
Abaixo, confira alguns exercícios práticos do sexo tântrico para adotar na cama:
1. Ambiente adequado
O ambiente deve favorecer o casal a concentrar-se no momento do sexo. Flores, velas e óleos aromatizados e música adequada ajudam nesse sentido. Além disso, ter à mão frutas e chocolates, dizem, ajuda a aguçar os sentidos durante a relação.
2. Olhar
É comum que instrutores de sexo tântrico recomendem que os parceiros se sentem e se olhem por um longo tempo para que se sintam mais próximos. Mas atenção: é preciso estar livre de qualquer julgamento, seja em relação ao corpo ou atitudes do parceiro, ou à prática em si.
"Experimente olhar fixamente nos olhos do seu parceiro por 1 minuto e, depois, tente 5 ou 15 minutos. É possível que você encontre respostas para várias questões que unem ou desunem o casal. Essa experiência é fantástica e reconciliadora", explicam Daricha Sundari e Prem Gurutama, fundadores e instrutores do ATMAN Consciência & Tantra.
3. Respiração
A respiração é fundamental no sexo tântrico. O ideal é que o casal se concentre em sua própria respiração. “Isso é excelente para entrar em contato com o próprio corpo, controlar a ansiedade e concentrar-se mais”, diz Carla Cecarello. Depois, recomenda-se que o casal sincronize a sua respiração, até que a mulher inspire o ar exalado pelo homem e vice-versa. Essa é uma etapa importante no sexo tântrico pois acredita-se que, assim, os parceiros conseguem trocar e espalhar a sua energia dos órgãos sexuais para todo o corpo.
4. Toque e massagem tântrica
O toque também é essencial, mas é preciso ir além das zonas erógenas mais conhecidas, como pescoço e orelhas. Além das mãos, o contato corporal pode acontecer com abraços prolongados, em que os seios da mulher encostem no tórax do homem. "A parte genital é colocada em último plano: primeiro se explora todas as outras partes do corpo um do outro para então chegar ao genital", diz Carla.
A massagem tântrica é uma forma de explorar o corpo do parceiro. Nela, o toque deve ser mais importante do que o objetivo em deixá-lo excitado. A recomendação é a de que o toque passe por todo o corpo do companheiro - da cabeça aos pés - até que se concentre nos órgãos sexuais. E atenção: é importante que os dois parceiros façam e recebam a massagem.
"A massagem tântrica é uma ferramenta extremamente poderosa de estimulação do corpo todo. A sua prática durante o sexo tântrico é bastante interessante, pois são trabalhadas a capacidade de estar aberto a receber, algo que é muito mais difícil do que se imagina", dizem Daricha e Gurutama, do ATMAN Consciência & Tantra.
5. Posições sexuais
Não há regras quanto a posições para o sexo tântrico: o importante é que o casal encontre as melhores opções para potencializar a energia sexual. No entanto, costuma-se recomendar que alguns exercícios da prática, em especial o olhar e a respiração, sejam feitos na posição "yab-yum", ou o "abraço tântrico" - quando o homem senta com as pernas cruzadas (ou "pernas de índio") e a mulher se posiciona em seu colo, com as pernas em volta do quadril do parceiro. É importante que o casal passe algum tempo nessa posição sem que haja penetração.
"Essa posição promove um alinhamento energético entre os corpos dos praticantes e, por meio dela, podemos sentir melhor o nosso parceiro e também sua respiração", dizem Daricha e Gurutama.
"Yab-yum": exercícios do sexo tântrico sugerem que casais se olhem, se toquem e respirem juntos nessa posição (Foto: Thinkstock)
6. Penetração
Depois de o casal passar por todas essas etapas - que não são encaradas como preliminares, mas parte do sexo tântrico -, o casal estará com os sentidos aguçados e a "bioeletricidade do corpo despertada" para a penetração. Os praticantes experenciam uma hiperestesia em todo o corpo e, por isso, dispensa-se , inclusive, os tradicionais movimentos de vai e vem. A penetração pode ser considerada o ápice do sexo tântrico e é um momento propício para se experimentar os hiperorgasmos", dizem os fundadores do ATMAN Consciência & Tantra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário