segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Ataque terrorista

Estado Islâmico reivindica autoria de ataque a faca em Minnesota, nos EUA

Facção terrorista divulgou nota comunicando ligação com militante que deixou oito feridos em shopping neste sábado; autor do ataque foi morto por policial

Prefeito de Nova York descartou ligação entre explosão de bomba e atos de terrorismo; cidade sediará evento da ONU nesta semana (Foto: Divulgação)

A agência de notícias Amaq, que é considerada a representação oficial na mídia do grupo Estado Islâmico, publicou uma nota neste domingo (18) dizendo que o ataque a faca realizado no estado americano de Minnesota, no sábado (17), foi perpetrado por um "soldado" jihadista.
"O executor dos ataques em Minnesota era um soldado do Estado Islâmico e realizou a operação em resposta a um chamado para mirar cidadãos dos países pertencentes à coalizão" que combate o grupo na Síria e no Iraque, apontou a agência.
O ataque realizado na noite do sábado resultou em oito pessoas feridas após um agressor entrar em um shopping na cidade de St. Cloud gritando "Allahu akbar" ("Deus é grande") em árabe, e golpeando os transeuntes com uma faca. Todas as vítimas tiveram que ser hospitalizadas, mas nenhuma corre risco de vida.
O agressor foi morto por um policial que estava de folga e se encontrava no local no momento do ataque. Ainda não está claro se o grupo planejou o ataque ou se foi realizado por um "lobo solitário" simpatizante da causa. A atitude é encorajada pelo EI.
Até o momento, as autoridades norte-americanas não comentaram a declaração, mas, em comunicados anteriores, descartaram a hipótese de uma ligação com o terrorismo "por falta de provas".
Bomba
Além do ataque em Minnesota, a noite deste sábado também foi marcada por uma explosão que atingiu o bairro de Chelsea, em Nova York, deixando pelo menos 29 feridos.
Segundo o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, o ato foi "intencional", mas, por enquanto, ainda não há ligação com terrorismo.
O incidente acontece pouco dias antes da abertura da 71ª Assembleia Geral da ONU, na próxima terça-feira (20) na sede da organização, em Nova York.
Desde 1949, o presidente brasileiro abre tradicionalmente o debate geral. Michel Temer embarcou aos Estados Unidos na manhã deste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário