terça-feira, 30 de agosto de 2016

Vítimas de atrocidades

Estado Islâmico pode ter enterrado mais de 15 mil corpos em fossas comuns

9rhn37z043_8os02pqazd_file
Foi denunciada a existência de mais de 70 fossas comuns feitas pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) entre o Iraque e a Síria. Calcula-se que as valas clandestinas contenham entre 5 mil e cerca de 15 mil corpos.
Outras covas de vítimas das atrocidades devem ser encontradas conforme forças dos governos locais forem retomando controle do território, especialmente com os avanços em Mossul e Raqqa, dois redutos do grupo.
Os dados foram levantados pela agência de notícias norte-americana Associated Press como resultado de ampla pesquisa de documentos oficiais, entrevistas exclusivas com sobreviventes e acesso a imagens do EI.
Os números oferecem um panorama das ações do grupo, que tenta desde 2014 implementar um califado regido pela sharia, a lei islâmica, na região. Desde então, os jihadistas têm como alvo diversas minorias locais, como os yazidi.
Das 72 sepulturas documentadas pela agência, a menor contém três corpos e acredita-se que a maior abrigue milhares, mas é impossível determinar o número exato até o momento.
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário