terça-feira, 30 de agosto de 2016

Retirada imediata das prateleiras

MP-Procon pede retirada de 49 medicamentos do mercado que estão com lotes comprometidos

remédios
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público (MP-Procon) recomendou, durante audiência realizada nesta terça-feira (30), a retirada imediata de 49 medicamentos do mercado que estão com lotes comprometidos.
O diretor-geral do MP-Procon, Glauberto Bezerra, informou que a retirada desses medicamentos faz parte do Programa de Prevenção de Acidente de Consumo que atende às necessidades dos consumidores na proteção de seus interesses tanto econômico como em qualidade de vida.
A audiência foi realizada em conjunto com os Procons Municipais de João Pessoa, Cabedelo e o Procon Estadual; as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal; o Sindicato das Drogarias e Farmácias, representantes da OAB e os Conselhos Regionais de Medicina e de Farmácia.
“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 16 meses, detectou 148 medicamentos com problemas de qualidade, que vão desde as embalagens trocadas, até medicamentos de 10 ml com comprimidos de 20 ml, inclusive ampolas com corpo estranho dentro. Até os medicamentos ‘Rivotril’ e o ‘Lexotan’ constam problemas em alguns lotes e devem ser retirados imediatamente das prateleiras”. explicou Gualberto.
O promotor revelou ainda que, caso haja descumprimento da recomendação, haverá instauração de inquérito civil para apurar e adotar providências cabíveis. “Estamos trabalhando de acordo com o Artigo 1º, inciso 3º, e o Artigo 5° da Constituição  – direito à vida e segurança e à dignidade da pessoa humana. E não adianta ter vida, senão tem dignidade por retirada da sua saúde em decorrência da aquisição de medicamentos que ferem o princípio da confiança”, finalizou o promotor convocando todas as autoridades e todos os sistemas de proteção de defesa do consumidor para trabalhar em conjunto e combater esse problema o mais rápido possível.
Veja lista de medicamentos aqui.
MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário