sábado, 13 de agosto de 2016

Entre a vida e a morte

Campeão olímpico segue em estado gravíssimo após acidente no Rio de Janeiro 

alemaes
Internado no CTI do Hospital municipal Miguel Couto no estado mais profundo de coma — estágio 3 da escala Glasgow — e entubado, o alemão Stefan Henze, de 35 anos, está entre a vida e a morte. Medalhista de prata em Atenas-2004 e hoje técnico da seleção de canoagem de seu país, ele sofreu um acidente de trânsito na madrugada desta sexta-feira, na Barra, quando voltava de táxi para a Vila Olímpica.
Henze foi submetido a uma craniectomia descompressiva, na qual metade da calota craniana foi retirada para aliviar a pressão intracraniana.
— Agora é aguardar e ver como ele reage. O paciente chegou em estado gravíssimo ao Miguel Couto e passou por uma ressuscitação neurológica. O cérebro estava muito inchado e havia risco iminente de morte. Nesses casos, é aplicada uma solução com muito sódio, e o cérebro desincha um pouco. É o momento em que a equipe observa se os sinais clínicos melhoram. A ideia é melhorar as condições do paciente para intervir cirurgicamente. Foi o que aconteceu com esse paciente alemão. Ele respondeu minimamente e foi submetido à cirurgia no lado direito do crânio, que estava mais afetado — relatou um profissional da equipe do Miguel Couto.
Segundo a Polícia Civil, Henze estava acompanhado do também alemão Christian Käding, fisiologista do exercício da equipe, quando pediu um táxi num bar, por volta das 4h30m. Na altura do número 500 da Avenida das Américas, o veículo bateu num poste.
“Stefan Henze se feriu gravemente em um sério acidente de trânsito nas primeiras horas desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, e sofreu lesões sérias no cérebro. Os traumas na cabeça ameaçam a sua vida, segundo os médicos”, informou o comitê alemão, em nota.
Hospital na Barra não tem equipe de neurocirurgia
Os alemães foram socorridos e levados pelos bombeiros para o Hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra, onde Henze foi entubado e passou por tomografia. Segundo um médico da unidade, diante da gravidade do traumatismo craniano, o técnico foi transferido para o Miguel Couto, no Leblon:
— O Lourenço Jorge, apesar de receber vítimas de acidentes graves em vias expressas diariamente, não tem equipe de neurocirurgia. Perde-se um tempo precioso nessa rotina de realizar tomografia, providenciar ambulância e fazer a transferência. O Miguel Couto só recebe o paciente se tiver a tomografia apontando que o caso é cirúrgico. O percurso que esse alemão teve que enfrentar é a realidade do carioca que se acidenta na Barra e sofre um trauma craniano. É um absurdo — disse o médico, que pediu para não ser identificado.
Antes de ser proibida pelo consulado alemão de divulgar informações, a Secretaria municipal de Saúde informou que Henze está em estado gravíssimo e, por volta das 10h, passava por uma cirurgia.
Segundo a Confederação Alemã de Esportes Olímpicos, Christian Käding sofreu ferimentos leves e teve alta nesta sexta-feira mesmo.
O delegado Marcus Vinicius, da 16ª DP (Barra da Tijuca), responsável pela investigação do caso, informou que o taxista Artur de Almeida Campos vai responder por lesão corporal culposa (quando não há intenção). Segundo ele, o motorista foi conduzido ao IML e o exame de alcoolemia não constatou presença de álcool no organismo.
Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário