sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Curiosidades

12 curiosidades "legais" sobre os advogados para lembrar no seu dia

1. Advogado ou bacharel?

No Brasil, só pode ser chamado de advogado quem conclui o curso de direito e se inscreve na Ordem dos Advogados após ser aprovado em concurso. Aquele que apenas conclui o curso superior é chamado bacharel em direito.2

2. Chega junto

A palavra advogado vem do latim "advocatus", sendo que o prefixo "ad" significa aproximação, e "voco", chamar. Logo, advogado é aquele que é chamado para atuar junto de alguém, particularmente em sua defesa.

3. Primeiros cursos

Os primeiros cursos jurídicos do Brasil foram criadas em 11 de agosto de 1827, por Dom Pedro 1º: a Faculdade de Direito de São Paulo, atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, atual Faculdade de Direito da Universidade de Pernambuco.

4. O dia deles

Em comemoração ao aniversário dos cursos de direito, o dia 11 de agosto é considerado o Dia do Advogado.

5. E deles também

Pelo mesmo motivo, na data também se comemora o Dia do Estudante.

6. Pendura

No século 19, alguns donos de restaurantes se sentiam honrados em atender estudantes de direito e lhes davam refeições gratuitas no dia 11 de agosto. Mais tarde, os estudantes entenderam que todos os restaurantes deveriam agir da mesma forma e passaram a "pagar a conta" com discursos homenageando a casa e os garçons. A ideia era que o proprietário pendurasse a conta num prego esperando que o estudante viesse pagá-la depois de formado. Por isso o dia 11 de agosto é chamado de o Dia do Pendura.

7. Brecha

O Código Penal diz que é crime comer em restaurante "sem dispor de recursos para efetuar o pagamento". Porém os praticantes do Pendura usam este argumento para não pagar a conta, já que eles dispõem dos recursos, ou seja, têm dinheiro, mas apenas não querem pagar.

8. Garçom

Em 11 de agosto ainda se comemora o Dia do Garçom, como recompensa pelo esforço desses profissionais no Dia do Pendura.

9. Profissão antiga

O primeiro curso de direito do mundo surgiu no ano 1150, em Bolonha, na Itália.

10. Do contra

A expressão "advogado do diabo", usada para classificar quem defende uma tese contestada pela maioria, vem da religião católica, em que um advogado tem a função de rechaçar os méritos de um candidato à canonização.

11. Honorários

Os mestres sofistas da Grécia Antiga podem ser chamados de os primeiros advogados do mundo, porque, com grande poder de argumentação, cobravam das pessoas para fazer suas defesas.

12. Licencinha

A expressão latina "data venia" significa "dada a permissão" e é usada por advogados quando querem começar a falar discordando de seus interlocutores 
Bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário