Resultado de imagem para ilustração de tomar banho
Algumas pessoas não se sentem limpas sem um belo e bom banho quente todos os dias. Isso é compreensível para algumas culturas – como por exemplo aqui, no Brasil. Já outras, a rotina diária de banhos não é, exatamente, “diária”. 
De acordo com a Dra. Elaine Larson, especialista em doenças infecciosas da Columbia University School of Nursing, as pessoas tomam banho muito mais por questões estéticas. “As pessoas pensam que tomando banho para manter a higiene estarão mais limpas, mas bacteriologicamente falando, não é verdade”, disse. 
A doutora é famosa por ter publicado outro estudo onde mostra que sabonetes antibacterianos, não são melhores do que um simples sabão/sabonete na redução de doenças infecciosas. “Tomando banho você irá remover o cheiro desagradável se você já é fedido ou acabou de chegar da academia, mas em termos de proteção de doenças, lavar as mãos regularmente é provavelmente mais adequado”, declarou. 
Banhos em excesso podem aumentar problemas como pele seca ou rachada, abrindo ainda mais “portas” para a penetração de germes. Isso significa que se você já tem a pele seca ou uma idade mais avançada, deveria tomar menos banhos, visto que a pele se torna fina e menos hidratada. 
E se você pensa que só ela pensa assim, está enganado. O Dr. C. Brandon Mitchell, professor de dermatologia da Universidade George Washington, concorda: “Eu acho que a maioria das pessoas toma banho demais”.