segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Relaxe e sorria!

SORRIR TODOS OS DIAS LEVA A UMA VIDA MAIS TRANQUILA E FELIZ

Tudo começou em 1995, quando o médico indiano Madan Kataria resolveu fundar o primeiro clube da risada, como método terapêutico alternativo para seus pacientes. De lá para cá existem mais de 800 clubes do gênero espalhados pelo mundo. Há 3 anos, o Dia do Riso foi institucionalizado em todo o mundo. 
O riso traz alegria, bom humor, saúde e além de tudo aproxima e atrai as pessoas. Quem ri todos os dias consegue levar uma vida mais tranquila e feliz.
Além do mais, rir nos faz relaxar! Você sabia que quando rimos o nosso corpo pode chegar a movimentar cerca de 80 músculos? Este exercício diário retarda também o aparecimento das temidas rugas durante o processo de envelhecimento.
Mas o riso não exercita somente o rosto, e sim o corpo todo, podendo mexer também com o cérebro, garganta, coração, tórax, pernas e pés!
Entre os sinais emocionais, o sorriso é a mais contagioso, e o ato de sorrir incentiva sentimentos positivos.
Ocorre geralmente em seis semanas de idade e é a primeira linguagem do homem. Inicialmente um comportamento físico, e está gradualmente a evoluir para um comportamento emocional. A indutância do gesto de sorrir pode melhorar o nosso humor. Outra propriedade é a de induzir um aumento da atividade de células NK e melhorar o nosso estado imunológico.
Fisiologia do riso
Dia Internacional do Riso
Localização do sistema límbico.
O riso, como as lágrimas, é um ato involuntário, para a maioria das pessoas. O seu mecanismo de funcionamento está na respiração, e é produzido por interrupções exalação respiração. É o mesmo mecanismo usado para o discurso, só inadvertidamente.
Isto ocorre quando um estimulo interno ou externo, é processado em zonas primárias, secundárias e associação multimodal de sistema nervoso central. O processamento das emoções é realizado no sistema límbico, que é provavelmente responsável pelas potencialidades motoras que caracterizam o riso, incluindo as expressões faciais e os movimentos dos músculos que controlam a ventilação e fonação.
Após o processamento do estímulo, juntamente com o motor automático atua mencionado, realiza uma ativação autonômica generalizada, que é a saída de várias maneiras, entre as quais o eixo hipotálamo-hipófise e sistema nervoso autônomo. Todos esses componentes formam a emoção, um processo que envolve, quando se trata de felicidade, o ato motor chamado riso.
Duas estruturas do sistema límbico, envolvidos na produção de riso: a amígdala e o hipocampo.
www.radiocoracao.org/noticias/hoje-comemoramos-o-dia-mundial-do-riso/es.wikipedia.org/wiki/Risa

Nenhum comentário:

Postar um comentário