segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Situação crítica

Mídia nacional volta a repercutir estouro da Paraíba com gastos com pessoal


Dinheiro2A mídia nacional colocou a Paraíba entre os estados que enfrenta uma das situações mais críticas por ultrapassar o limite da Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF) por conta de despesas com pessoal.
De acordo com matéria da Agência Brasil, a situação está mais crítica na Paraíba, em Alagoas, no Piauí, em Sergipe e no Tocantins, que ultrapassaram o limite máximo de 49% da receita corrente líquida (RCL) nos gastos com o funcionalismo público.
Os estados que ultrapassam o limite prudencial sofrem restrições à concessão de reajustes (apenas os aumentos determinados por contratos e pela Justiça são autorizados), à contratação de pessoal (exceto reposição de funcionários na saúde, na educação e na segurança), ao pagamento de horas-extras e ficam proibidos de alterar estruturas de carreiras. Quem estoura o limite máximo, além das sanções anteriores, fica proibido de contrair financiamentos, de conseguir garantias de outras unidades da Federação para linhas de crédito e de obter transferências voluntárias.
Na prática, os gastos com o funcionalismo só podem ser cortados por meio da demissão de funcionários comissionados ou pela não reposição de servidores que morrem ou se aposentam. Por lei, salários não podem ser reduzidos, e servidores concursados só podem ser demitidos em casos excepcionais.
Blog do Gordinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário