sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Engenho de cana-de-açúcar

Aos 80 anos de idade, mulher ainda comanda produção em seu engenho no município de Pedra Branca


O padre Djacy brasileiro nos presenteia [em sua página no Face] com a vitalidade demostrada por dona Milda de Oliveira, que apesar dos 80 anos de idade ainda comanda o trabalho no seu engenho - no sítio Pedra do Fumo, em Pedra Branca. 
No engenho de cana-de-açúcar Pedra do Fumo [por sinal nome de origem do município], são produzidos derivados da planta como a tradicional rapadura, o mel, a garapa e o “alfinhio”. Os trabalhos são feito artesanalmente e manual como a moda antiga. Padre Djacy visitou o engenho e ficou encantado com o que viu. “No mês de novembro, fui ao sítio Pedra do Fumo para ver o pessoal fazendo rapadura. Fiquei encantado. Tudo é manuel, artesanal, à moda antiga.” disse.
 

O Padre falou ainda que o engenho é um patrimônio cultura da cidade de Pedra Branca. “O Engenho Pedra do Fumo é, indubitavelmente, um patrimônio cultural de Pedra Branca.” disse. O Padre parabeniza dona Milda e o seu esposo Antônio pela bravura sertaneja. Dona Milda é um exemplo de vitalidade, garra e perseverança.
Blog do Ricardo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário