terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Aprovado pelo Senado

Plenário do Senado aprova indicação de Vital do Rêgo para ministro do TCU

Nome do paraibano ainda precisa ser aprovado pelos membros da Câmara dos Deputados.


Com 63 votos favoráveis, um voto contrário e uma abstenção, o Plenário do Senado aprovou, nesta terça- feira (2), o nome do senador paraibano Vital do Rêgo (PMDB) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Após aprovada no Senado, a indicação ainda deverá ser aprovada pelos membros da Câmara dos Deputados.

Antes do início da votação, Vital subiu à tribuna do Senado para agradecer aos parlamentares por todas as manifestações de carinho e apoio recebido. O senador afirmou que pretende levar ao TCU a modernidade e a sensibilidade do Senado Federal, além de uma série de sugestões para aperfeiçoar o sistema de fiscalização e controle de contas públicas.

Resposta ao PSDB
Respondendo indagação do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), Vital do Rêgo negou rumores de que sua indicação faria parte de um acordo político entre o PMDB e o governo, no qual o partido se comprometeria a apoiar, futuramente, o nome do ministro José Eduardo Cardozo para o Supremo Tribunal Federal.

“O PMDB não fez nenhum acordo. O PMDB indicou um dos seus e essa indicação recebeu da grande maioria dos líderes da casa o apoio indispensável. Estou hoje pedindo o apoio dos senadores em virtude da minha história, em virtude do meu passado, de 25 anos de atividade ininterrupta como parlamentar”, disse.
Voto contrário

O único parlamentar a se manifestar contra a indicação, o senador pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB) fez questão de dizer que não votava contra a pessoa de Vital do Rêgo ou contra o PMDB, mas contra o candidato de um governo no qual não confiava.

“Quem ele [governo] indica também não pode merecer minha confiança. Faço o meu voto de público porque não confio na presidente da República e Vossa Excelência está diante de um esquema, fez parte de uma engrenagem do PT de Dilma que me causa ojeriza”, protestou.

Indicação legítima
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ressaltou que o nome de Vital do Rêgo pode até ter a simpatia da presidente Dilma Rousseff (PT), mas afirmou que a indicação foi feita por consenso entre os senadores e é, portanto, a indicação do Senado Federal.

“Vital do Rêgo foi indicado pelo conjunto dos seus colegas, os 81 senadores que o indicamos. É um esclarecimento que gostaria de dar”, disse Suplicy.

Elogio ao futuro ministro
A votação foi marcada por elogios dos senadores à trajetória política de Vital do Rêgo, especialmente pela sua atuação no Senado nos últimos quatro anos. Cerca de trinta senadores ressaltaram a competência do senador para o cargo, assim como a sua dedicação e lealdade na condução da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

“Tenho certeza que Vossa Excelência exercerá a função e o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União com a mesma responsabilidade, espírito republicano e dever cívico que Vossa Excelência exerce aqui no Senado”, ressaltou Pedro Taques (PDT-MT). 
Da Redação com Agência Senado
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário