quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Manifestações sobrenaturais


Na véspera do dia das bruxas, conheça Histórias sobre assombrações em João Pessoa


Na véspera do dia das bruxas, conheça Histórias sobre assombrações em JPDia 31 de outubro pode ser um dia normal de trabalho e lazer para muitas pessoas, mas também pode ser uma data bastante significativa, para aqueles que acreditam em contos recheadas de mitos, fantasias e, até quem sabe, verdades sobre a ´visita´ de fantasmas, seja em cemitérios ou locais históricos, como no Parque Sólon de Lucena (Lagoa) ou no Teatro Santa Roza. Tudo fica mais interessante quando a data cai numa sexta-feira, a exemplo do que acontece neste ano, quando se comemora o Dia das Bruxas ou Festa de Halloween, como é difundido pelos Estados Unidos.
Em João Pessoa, muitos relatos de manifestações sobrenaturais permeiam o imaginário coletivo e atravessam gerações, como é o caso da ´Mulher fantasma da Lagoa´. Reza a lenda que uma jovem muito bonita fazia um passeio de barco com o namorado, quando ele tentou possuí-la. Como a moça resistiu, foi lançada nas águas e se afogou. A partir daquela data, um fantasma começou aparecer no parque pedindo carona. Consta, entre os relatos, que dois condutores dos veículos, seduzidos pela assombração, foram levados à morte: um na barreira da Praia do Cabo Branco e o outro na própria Lagoa, encontrado afogado dentro do carro submerso. Por conta disso, os homens da cidade, que conhecem o caso, não dão carona a mulher bonita, principalmente a partir da meia-noite...
Outro caso bastante conhecido envolve uma das mais importantes casas de espetáculo da Paraíba, o Teatro Santa Roza, inaugurado em 1889. Segundo relatos de funcionários do próprio lugar, as manifestações dos mortos no mundo dos vivos começaram antes da construção. Dizem que a área onde o teatro foi construído era marginalizada e existem boatos de que pessoas foram assassinadas e enterradas na praça, em frente ao imóvel. Com isso, surgiram ao logo dos anos relatos de fenômenos de poltergeist, ou seja, portas e janelas que se abrem, além de vultos que aparecem e somem de repente, amedrontam pessoas mais sensíveis que andam pelo local, especialmente à noite.
Verdade ou mentira? Não tem como avaliar, afinal, cada pensamento vai de acordo com a crença de cada um. Enquanto não se chega a um senso comum, esses contos continuam passando de geração a geração e são contadas e recontadas pelos antigos aos mais novos, principalmente no dia 31 de outubro, quando o tema torna-se em evidência em grande parte do país e do mundo. 
ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário