terça-feira, 28 de outubro de 2014

Lições

A lição de Ricardo para Cássio e de Cássio para Ricardo



Após uma disputa acirrada e truculenta como a que assistimos na Paraíba, é obrigação de todos que participaram dela, tirar lições para próximas disputas e para vida de uma maneira geral. Pelo menos uma lição gostaria de destacar para que os dois adversários da disputa na Paraíba levassem após essa eleição.
A lição que Ricardo deixa para Cássio é que é preciso mais que carisma, tradição política e nome para vencer uma eleição. É preciso planejamento, estratégias bem definidas, trabalho em equipe, coragem para correr riscos, metas e paciência para esperar o momento certo de agir.
Ricardo que era tido como derrotado, antes mesmo de entrar na disputa, soube esperar o momento certo para construir alianças importantes, apostou todas as fichas no reconhecimento do seu trabalho, mas não ficou sentado em cima dos resultados. Usou as armas certas, nos momentos certos para que sua comunicação fosse eficaz e o fizesse atingir seu objetivo.
Cássio errou ao formar a chapa, perdeu no guia e não souber se impor nos debates. E isso foi maior que seu imenso carisma e que sua história e tradição.
Já Cássio também deixou uma lição muito importante para Ricardo. A serenidade e a humildade com que recebeu o resultado das urnas. Em sua entrevista coletiva de imprensa após a derrota, um dia após o resultado para dar tempo esfriar a cabeça e concatenar melhor as ideias, sua serenidade e sobriedade nas palavras foram surpreendentes.
Reconheceu o resultado, parabenizou o vencedor e nenhum momento partiu para agressões, apesar de manter o tom critico. Reconheceu que o adversário conseguiu impor melhor sua estratégia ao emplacar uma aliança mais forte que a sua.
Cássio conseguiu ser mais sereno, tranquilo e humilde na derrota, do que Ricardo na vitória. Se Ricardo pretende mesmo cumprir a promessa que fez de fazer o melhor mandato de sua vida, poderia começar por rever seu relacionamentos com os servidores, com os Poderes e até com os políticos. 
Marcos Wéric

Nenhum comentário:

Postar um comentário