sexta-feira, 24 de outubro de 2014

"Acuado e sem respostas convincentes"

O saldo do debate da Globo na Paraíba


Walter Santos

Quem acompanhou ontem (quinta-feira, 23) o debate promovido pelas afiliadas da Rede Globo na Paraíba pode atestar sem dificuldades que, pela primeira vez no processo político estadual, o candidato à reeleição Ricardo Coutinho não conseguiu sair dele com postura devastadora sobre o concorrente, ao contrário, se viu acuado em vários momentos sem respostas convincentes no nível do que já fizera em eventos semelhantes passados.
A tática e essência de postura do candidato à reeleição durante todo o tempo buscando demonstrar tranquilidade e dominio de dados foi de tentar desconstruir a imagem do candidato de Oposição, Cássio Cunha Lima, buscando impregnar a condição de um Político sem realização alguma durante sua trajetória política. A história parece ser maior do que o discurso, inclusive neste quesito.
Desta feita, o adversário se mostrou preparado para enfrentar essa estratégia, tanto que soube retrucar a postura do candidato à reeleição pontuando a questão da Máscara, ou seja, de alguém que não encobre a condição de Oportunista, maldoso e desonesto – expressões estas advindas das falas constantes de Cássio no debate.
Mas o que desconsertou Ricardo foi mesmo a citação nominal do irmão Coriolano Coutinho em esquema de corrupção no Governo adicionada, conforme denúncia de Cássio, de constatação pelo Ministério Público Estadual de que o atual governador nada fez para apurar processo revelado por delegados da Polícia desfazendo a fala anterior do Governo de ter tomado providências – algo que constatou-se não ter acontecido – deixando pairar dúvidas negativas no ar.
O candidato à reeleição em resposta não quis se aprofundar na questão,  soltou códigos, insinuações contra Olavinho, mas como a grande maioria não sabe do que se trata pode-se deduzir que pouco efeito teve, diferentemente do Ricardo de antes que, numa hora dessas, seria devastador, mas não foi.
No conjunto, a impressão passada foi de que o desempenho anterior sempre imbatível de Ricardo esteve aquém da superioridade na conjuntura atual pelo pragmatismo de Cássio de lhe devolver ataques com questões a afetar a competência e honorabilidade do candidato à reeleição – algo que, independentemente de resultados no domingo – saem fortemente abaladas no curriculum de quem pousava longe destes adjetivos negativos.
Em síntese, se haviam Indecisos acompanhando o Debate, não é demais admitir que o candidato de Situação mesmo usando de retóricas e frases de efeito,  não apresentou mesma performance de antes oferecendo ao Opositor a condição de bem posicionado na tática de convencimento sobre realidade, política e rumos do Governo na direção do futuro, sobretudo num dos momentos mais especiais da campanha.
Trocando em miúdos, o Debate não exclui o clima de competitividade brusca entre os candidatos, mas como o resultado será apertado pode ser que o evento da Globo tenha dado um empurrão mínimo na definição do vitorioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário