terça-feira, 5 de agosto de 2014

Aniversário de João Pessoa - PB.

João Pessoa faz aniversário e completa 429 anos nesta terça-feira

Atualmente, a cidade possui 769.604 habitantes, de acordo com dados do IBGE. 



A cidade de João Pessoa completa nesta terça-feira (5), 429 anos de fundação. Foi em 5 de agosto de 1585, que a capital do Estado nasceu com o nome de “Cidade Real de Nossa Senhora das Neves”.

Em 1588, ganhou o nome de “Filipeia de Nossa Senhora das Neves”, em homenagem ao Rei Filipe, que na época detinha os tronos da Espanha e de Portugal.

Logo após a sua conquista pelos Países Baixos, a cidade passou a se chamar Frederica, a partir de 1634 . Depois do declínio da Holanda e com a dos holandeses do território, a cidade adquiriu o nome de "Parahyba do Norte", vinte anos depois.

Sua denominação atual, “João Pessoa", é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930 na cidade do Recife, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas. O fato causou grande comoção popular, sendo o estopim da Revolução de 1930.

João Pessoa é a terceira capital mais antiga do país pelo fato de já ter nascido com o título de cidade. Atualmente possui 769.604 habitantes, de acordo com dados do IBGE.

MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário