quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Agosto: Mês do Azar

13 DE AGOSTO: DIA DO AZAR
Mês escolhido para homenagear a cultura popular (dia 22/8 é o Dia do Folclore), agosto é conhecido como mês "do azar", "do desgosto", "do cachorro-louco" e "de amuleto no bolso".

Segundo o folclorista Mário Souto Maior, a superstição de mês azarento surgiu com os romanos para homenagear o imperador Augustus, ou seja, não tinha nada de aziago - apesar de ele ter sido um dos mais tiranos governantes.

Ano após ano, uma série de fatos associada a infortuníos marcou este mês, transformando-o no "mês do desgosto". Para as portuguesas, casar em agosto era "azar certo".

Elas tinham um motivo para não gostarem deste mês, pois era a época em que os namorados (ou maridos) marinheiros viajavam à procura de novas terras e muitos não retornavam.

Uma crença européia explica que no oitavo mês do ano, "as bruxas estão soltas".

Segundo o folclorista Luís Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro, "o dia 13 é um número fatídico, pressagiador de infelicidades.

A superstição de evitar 13 convidados à mesma mesa é tradicional como uma reminiscência da Santa Ceia, quando Jesus Cristo ceou com os seus 12 apóstolos, anunciando-lhe a traição de um deles e seu próprio martírio".

A palavra superstição deriva de superstituosos e primitivamente significava "vidente ou profeta". As superstições surgem como explicação para os fatos que desconhecemos.

Quem nasceu na data de hoje (13/08), não deve ficar preocupado, pois o número 13 também simboliza o número dos anjos e da sorte.

A superstição e o azar estão ligados apenas a acomodação e a falta de fé, uma maneira de encontrarmos culpados para os nossos insucessos ou fracassos, muitas vezes resultantes da nossa própria falta de esforço e dedicação.

Quando as coisas não acontecem, culpamos o azar.

Fonte: Terra Esotérico; Soleis

Nenhum comentário:

Postar um comentário