quinta-feira, 17 de julho de 2014

Entenda a diferença de Software Livre X Software Proprietário


Software Livre
A licença de software livre, permite que ele seja usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. Normalmente esse tipo de software é distribuído com seu código fonte.
Um software é considerado livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários, definidos pela Free Software Foundation.

  1. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades;
  2. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
  3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
  4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie ;
Software livre não é sinônimo de gratuidade, porém, econtramos centenas de programas gratuitos e com qualidade superior a muitos softwares proprietários.
Exemplos de software livre e gratuitos: Diversas distribuições Linux, BR Office (OpenOffice), Navegadores Firefox e Google Chrome.
Software proprietário
Ao contrário do software livre o Software proprietário é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidos pelo seu criador ou distribuidor. Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar autorização ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença.
As empresas que produzem estes softwares proprietários normalmente costumam descontinuar as correções das versões antigas, as versões novas nunca são compatíveis com os formatos anteriores, com essas medidas aumenta-se o número de vendas de seu novo lançamento, obrigando seu utilizador a gastos com atualização. A Microsoft está tentando mudar o esquema das licenças de software, para evitar a utilização do software ilegal, ao contrário de vender as licenças e atualizações, esta empresa pensa já em introduzir o aluguel de software.

Exemplos de software proprietário: Microsoft Windows, Adobe Photoshop, Microsoft Office.
Fonte: http://www.fels.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário