quarta-feira, 16 de julho de 2014

Aumento do FPM

Dilma corta pela metade aumento de recursos para os municípios. Valor representaria cerca de R$ 4 bi ao ano


Ana Amélia Lemos e Aécio Neves, aliados na luta em favor do municipalismo e da maior distribuição de recursos para os municípios. Se concedesse 1% a mais, valor seria por volta de R$ 3 bilhões ao ano.
Após corte ordenado por Dilma, senadores aprovaram na tarde desta quarta-feira, 16, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Os parlamentares da Oposição, minoria, foram pressionados a incorporar o corte pela metade do benefício que desafogaria os municípios brasileiros. A PEC, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), previa ou aumento do FPM de 23,5% para 25,5%. O percentual aprovado ficou em 24,5%.  A PEC segue para apreciação em dois turnos de votação no plenário do Senado. Se aprovada, vai para análise da Câmara dos Deputados.

As desonerações tributárias feitas pelo governo federal têm gerado impactos negativos no caixa das prefeituras. No seu parecer, para aprovar o projeto, o senador Armando Monteiro (PTB-PE), relator da PEC, acatou a emenda apresentada pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que reduziu de 2% para 1% a elevação do FPM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário