terça-feira, 1 de abril de 2014

Violência na Paraíba

Janduhy Carneiro apresenta números da violência na Paraíba em sessão na Assembleia Legislativa

Segundo o deputado, 1.832 homicídios aconteceram no estado no ano de 2013

Uma pessoa é assaltada a cada duas horas na Paraíba; 4.075 roubos foram registrados em 2013; 1.832 homicídios aconteceram no ano de 2013; 601 estupros foram praticados entre os anos de 2012 e 2013. Esses números foram apresentados na manhã dessa terça-feira, 1º, pelo deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN), no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba.

 
“A violência vem aumentando e as delegacias estão sendo fechadas. Mais de seis mil homicídios foram registrados nos últimos quatro anos, aqui na Paraíba. Enquanto a violência é crescente no estado e os dados mostram essa realidade, 911 concursados aguardam nomeação, desses, 600 aguardam o curso de formação. Mas o Governo não quer convocar e nem nomear os concursados. Não dá para entender, diante dos números que se apresentam o governador deveria ter a preocupação de tentar mudar essa realidade dos números aqui apresentados”, lamenta o deputado.
 
O deputado Janduhy Carneiro lembrou o recente levantamento que aponta a Capital da Paraíba como a terceira do país em números de homicídios do país e a nona cidade mais violenta do mundo. “Além de João Pessoa, a violência também campeia em Campina Grande, que está no ranking das 50 cidades mais violentas do mundo, segundo números apresentados pela ONG mexicana Conselho para a Segurança Pública e Justiça Penal”, revelou o deputado.
 
Esses índices não estão regredindo e a sociedade paraibana está vivendo num clima de medo, de acordo com o deputado. “A Paraíba vive um verdadeiro clima de terror e de insegurança, a população está convivendo com assaltos a bancos, explosões de caixas eletrônicos, assaltos a mão armada, homicídios, enfim, parece que estamos vivendo em período de guerra”, comparou o parlamentar.
“Enquanto isso o atual Governo insiste em apresentar números fictícios de diminuição da violência que não condizem com a realidade que estamos vivendo. 
 
Por outro lado é notória a falta de policiais civis para investigar e elucidar os diversos crimes que ocorrem em nosso estado”, diz o parlamentar, lembrando que em 2008 foi realizado um concurso público para o preenchimento de 1.162 vagas para delegados, escrivães, agentes, peritos, motoristas, técnicos em perícia, etc...
 
O deputado Janduhy Carneiro lembra que desse total apenas 251 foram nomeados. “Após quase seis anos da realização do certame e com prazo para o encerramento de validade desse concurso expira em 30 de junho desse ano de 2014 e a situação atual é que existe um grande número de concursados, desempregados da Polícia Civil, pois têm que passar por um curso de formação policial com duração mínima de 460 horas para as categorias de delegados e de peritos oficiais e de 360 horas para as demais categorias, com dedicação exclusiva”, esclarece o deputado.
 
Para participar desses cursos os aprovados são obrigados a deixar os seus empregos. “Em mais de cinco anos apenas 21 por cento foram nomeados. Houve um primeiro curso de formação na Acadepol, que se iniciou em outro de 2010 e terminou em março de 2011. Foram 450 alunos formados e desses apenas 251 foram nomeados. Os outros alunos estão aptos a ser nomeados desde março de 2011, mas o governo vem protelando essas nomeações. Cerca de 79%, quase 700 concursados não fizeram o curso de formação. É necessário que haja uma resposta do governo para que todos sejam nomeados”, finalizou o deputado Janduhy Carneiro.
 

MaisPB com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário