terça-feira, 22 de abril de 2014

(In)Justa causa

Professor é demitido por postar conto erótico na internet


Um professor de literatura foi demitido de um colégio particular na Vila Adyana, em  São José dos Campos (SP), após postar capítulos de um conto erótico em uma página na internet. Ele, que dá aulas ao ensino fundamental, mantinha um blog onde publicava seus textos e causou revolta nos pais dos estudantes.
Ele foi demitido no dia 8 de abril, após reclamações dos pais sobre sua página pessoal na internet, em que publicava diversos textos, entre eles, alguns com teor erótico. As crônicas eram postadas várias vezes por semana, entre as quais algumas intituladas como 'Leves Gemidos', 'Ninfetinha' , 'De Quatro', entre outros. O professor, que dava aulas para alunos entre 10 e 15 anos, considera sua demissão injusta e afirma não relacionar o blog com suas aulas (leia abaixo). 
Reclamação
Revoltados com o conteúdo do blog do professor, um grupo de pais reclamou à direção da escola sobre a postura do docente na internet. O engenheiro Saint Clair Ramos, de 37 anos, tem uma filha de 10 anos que era aluna do professor. Segundo ele, sua preocupação é quanto o acesso do conteúdo das crianças à página, uma vez que o professor também divulga o blog por redes sociais.
“Não sou contra o direito dele de publicar o conteúdo, mas tem que ser restrito. Estamos falando de crianças de 10 a 15 anos, que hoje tem acesso a internet”, afirmou o pai. Segundo Ramos, apesar das publicações em rede sociais, a filha garantiu que em momento algum o professor divulgou o blog em sala de aula.
O blog conta com uma recomendação para maiores de 18 anos no topo da página inicial. Na publicação mais recente do site, feita na última terça-feira (15), o professor comenta o caso e afirma que foi demitido 'sem chance de defesa'.
Demissão
Mais do que a demissão, o professor questiona a forma como o colégio dispensou seu trabalho após dois meses, segundo ele, sem chance de uma explicação. Ele mantém o blog desde meados de 2012 e nunca pensou que o trabalho paralelo pudesse prejudica-lo.
"Infelizmente, a escola tomou uma decisão errada. Ela poderia ter sentado comigo, conversado, analisado os fatos junto comigo. Eu nunca fui apresentado aos pais", disse o docente, formado em teologia e letras e que leciona há 10 anos.
Ele afirma que não pretende processar a escola, que a direção do colégio sabia da existência do blog e que não irá parar de escrever suas crônicas, que serão compiladas em um livro que ele diz estar próximo de ser publicado com textos sobre política, religião e erotismo.
O professor garante nunca ter levado o conteúdo do blog ou mencionado a existência dele em sala de aula. Antes da demissão, ele dedicava meio expediente no colégio e o resto do dia ao ofício de escritor. No controle que tem do blog, diz que além do Brasil, seus textos são lidos em outros 19 países.
"Não me olhem como um libertino, um depravado, um tarado. Me olhem como um profissional. Eu nunca instiguei aluno nenhum a ler (os textos do blog). Nunca levei isso para a sala de aula. Nunca comentei isso na sala dos professores. Sempre respeitei alunos como alunos e sempre fui respeitado por eles como professor", finalizou.
Escola
A escola foi procurada por e-mail e telefone desde a última quinta-feira (17), mas nenhum representante retornou até a publicação desta reportagem.
G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário