domingo, 30 de março de 2014

Metade está decidida em quem votar!

Pesquisa: Metade do eleitorado da PB sinaliza convicção do voto

Eleitor de CG é quem mais apresenta certeza sobre escolha na disputa ao governo da Paraíba


Metade dos eleitores ouvidos pela pesquisa MaisPB/Consult (49,9%) disse não mudar de opinião sobre o voto para governador da Paraíba, até a eleição desse ano. Outros 31% admitiram rever a escolha, enquanto 12,6% afirmaram que “depende” e 6,5% revelaram não saber.

Os eleitores mais convictos foram os de Campina Grande. No segundo maior colégio eleitoral do Estado, 58% não pretendem mudar sua escolha. Na sequência, aparecem as regiões da Zona da Mata e da Região Metropolitana de João Pessoa. Em ambas, 54,7% dos eleitores não esperam modificar o voto.

O Sertão da Paraíba é a região paraibana com o maior número de eleitores que admitiram mudar a opção de voto para o governo da Paraíba, até o dia das eleições. Lá, 38% responderam afirmativamente a esse quesito. Em seguida,aparecem as regiões do Agreste e da Borborema, com 36,5% e 36,4%, respectivamente.

Já a Zona da Mata aparece como a região com o maior percentual de eleitores que assumiram até mudar de opinião, dependendo de algum fato ou circunstância, com19,8%, sucedidos pelos eleitores de João Pessoa, com 17,2%, e pelos da Grande João Pessoa 14,9%.

Pesquisa – O portal MaisPB e o Instituto Consult realizaram a primeira pesquisa divulgada sobre as eleições de 2014 na Paraíba. A avaliação foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00055/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 00002/2014, no dia 22 de março deste ano. Dois mil eleitores em 67 municípios nas sete regiões do Estado foram ouvidos, no período de 14 a 16 deste mês.Amargem de erro é de 2% com confiabilidade de 95%.

Números – Os números da pesquisa MaisPB/Consult apontaram o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) à frente da disputa ao governo do Estado, com 40,80% das intenções de voto.

Em segundo lugar, aparece o governador e pré-candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), com 23,90%, seguido do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), que é o preferido de 12,15% dos paraibanos.

Na pergunta estimulada (aquela em que o entrevistador sugere opções), 12,80% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos apontados. Outros 10,35% não sabem dizer.

MaisPB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário