terça-feira, 18 de março de 2014

E agora, Ricardo?!


A oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) começa movimentação para a desaprovação das contas do governador Ricardo Coutinho em 2013. O relator da Comissão de Orçamento, deputado estadual Frei Anastácio (PT), afirmou nesta terça-feira (18) que já finalizou seu parecer com cinco laudas pedido a desaprovação. A votação em plenário deve acontecer na próxima semana.
“O relatório está pronto, tem mais de cinco laudas a minha apreciação e não cabe a mim essa questão agora. Cabe ao presidente da comissão, Raniery Paulino (PMDB) convocar uma reunião da Comissão de Orçamento para levar ao plenário o relatório. Não posso antecipar o parecer. Enquanto eu não apresentar à Comissão eu não posso falar do parecer”, informou Anastácio.
Todavia o presidente da Comissão, Raniery, não viu problema em adiantar qual foi o parecer de Frei Anastácio e explicou quais serão os procedimentos no Orçamento. “O que estávamos aguardando era a conclusão do relatório e agora ele será apresentado a cada parlamentar e em seguida levado para votação. Nós tínhamos um pedido de audiência para deliberar essa matéria. Vai entrar em pauta a metodologia, já que tem pontos controversos nas contas do governador. O relator opinou pela reprovação, assim como os técnicos do Tribunal de Contas opinaram pela reprovação, mas o plenário (daquela Casa) entendeu diferente. Mas a Assembléia pode ter um juízo próprio”, frisou.
Outro deputado da oposição, Caio Roberto (PR), considera certa a reprovação das contas de Ricardo o que porá fim às pretensões do governador em se candidatar a reeleição. “Acredito que no mais tardar essa contas devam estar sendo apreciadas em plenário na próxima semana. Já existe o voto do relator (do Tribunal de Contas) Umberto Porto pela reprovação. Há vários aspectos que nos levam a entender a reprovação. Acredito que a assembléia irá desaprovar em sua maioria. Acredito que é o sentimento majoritário nesta Casa”, avaliou.
As contas do governador foram aprovados pelo TCE com ressalvas. Na próxima semana as contas devem ser apreciadas pelos deputados da Casa de Epitácio Pessoa onde um embate entre oposição fica cada vez mais acirrado. Com voto secreto e com o entendimento que apenas uma maioria simples basta para reprovar as contas, esse será o primeiro teste de Coutinho, após o rompimento branco feito por Cássio Cunha Lima (PSDB).
A priori, para reprovar ou aprovar as contas de Coutinho, serão necessários 19 votos, mas maioria simples resolve a parada. Isto é, a maioria do que se encontrarem em plenário na hora da votação. Na Comissão de Orçamento a votação vai ser aberta, mas a votação das contas do governador será feita em caráter sigiloso.
Paraíba.com.br com informações do Correio Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário